CANOAS | Festa do Trabalhador terá mais de 70 atividades em um único dia

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | A maior Festa do Trabalhador do Rio Grande do Sul, promovida pela Prefeitura de Canoas, contará com mais 70 ações, entre atividades e entretenimento, todas gratuitas. A comemoração inicia às 9h da terça-feira, se estende até as 23h e promete envolver todos os cidadãos canoenses e também de outras cidades. A festa é uma homenagem da Prefeitura aos trabalhadores que movem as engrenagens da economia e dos serviços em todo o país. Para quem está em dúvida nos planos para o feriado de 1º de Maio, a Festa do Trabalhador é a melhor opção. E para aqueles que moram em Canoas, há um motivo a mais para participar das atividades: os ônibus municipais terão passe livre ao longo de todo o dia.

A festa terá programação diversificada para entreter pessoas de todas as idades. São shows que vão do rock ao pagode, passando pelo funk e música gaúcha. As atrações musicais mais esperadas são Buchecha, Molejo e César Oliveira e Rogério Melo. E mais, quem for prestigiar a comemoração terá acesso a serviços como atendimentos em saúde, atividades esportivas, cadastro em programas sociais, manicure, barbeiro, contação de história e exposições.

Emissão de documentos e corte de cabelo

Quem pensa que a Festa do Trabalhador é só comemorações está enganado O dia também será marcado por serviços ao cidadão. Serão mais 70 opções fornecidas pela secretarias da Prefeitura de Canoas e também por parceiros. As alternativas são direcionadas para os pequenos, jovens, adultos e para as pessoas da terceira idade.

Aqueles que não desgrudam do chimarrão precisam levar só bomba, cuia e térmica à Festa do Trabalhador. A Ervateira Barão garantirá água quente e erva à gauchada. Já aqueles que querem cuidar da saúde terão à disposição atendimentos para verificação de pressão arterial e glicose, auriculoterapia, escovódromo e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, disponibilizados pela Secretaria da Saúde de Canoas. E se você é trabalhador e está em busca de recolocação no mercado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico irá fazer cadastramento no Banco de Oportunidades.

Quem precisa emitir segundas vias de documentos, como certidão de nascimento, por exemplo, pode procurar a tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A pasta também oferecerá cadastro no Bolsa Família, avaliação nutricional, orientações sobre horta comunitária e distribuição de materiais sobre serviços sociais. Já a Secretaria de Cultura irá entreter as crianças com contação de história na Bebeteca.

Para quem quer mexer o esqueleto, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer irá disponibilizar espaços para aulas de ritmos e para prática de esportes. A partir das 13h30, profissionais irão ensinar passos de Aeroboxe e dança fitness. As quadras de esporte do Parque Eduardo Gomes terão competições de Câmbio, Basquete, Voleibol e Lutas. Também ocorre na Festa do Trabalhador a 2ª edição do Torneio de Taco, no campo atrás do galpões, das 8h às 15h.

O Sistema S, que agrupa Senai, Sesc e Senac, já confirmou presença na Festa do Trabalhador. Cortes de cabelo, barbeiro, manicure e maquiagem serão oferecidas no espaço do Sesc. O Senai fará demonstrações de recursos de robótica educacional, simulador de soldas e divulgação de cursos. Enquanto os adultos cuidam da estética, os pequenos podem se divertir nos brinquedos infláveis do Sesc.

Desde o início da Festa do Trabalhador de Canoas, diferentes grupos de teatro de diversas cidades gaúchas, inclusive canoenses, irão apresentar peças cênicas. A República dos Heróis levará ao Parque Eduardo Gomes 30 cosplays de super-heróis. Já 10ª Mostra de Teatro de Rua, que ocorre dentro da festa, fará intervenções teatrais os grupos Galegos e Frangalhos, De Pernas para o Ar, Teatro Motototi, Khaos Cênica, Grupo Tia e Oigalê.

Programação do Palco Principal

14h – Califa Surf Band

15h – Rafael Malenotti do Acústicos & Valvulados

16h – Branco Hip Hop

16h45 – César Oliveira e Rogério Melo

18h – Mali

19h30 – Buchecha

21h15 – Grupo Molejo

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!