FOTO: Derli Colombo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação* | O Dia D da vacinação contra a gripe está marcado para o próximo sábado, dia 12. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Canoas funcionarão das 8h às 17h. A campanha de vacinação vai até o dia 1° de junho.

Devem receber a vacina: indivíduos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e professores.

Para receber a dose, todos os indivíduos do grupo de risco devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou Cartão Canoas Saúde; documento pessoal de identificação; e caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho; as gestantes e puérperas o cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação. O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender às determinações do Ministério da Saúde.

O município deve receber cerca de 110 mil doses da vacina, repassadas por lotes pelo Governo do Estado, conforme demanda. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários.

*Com informações da Prefeitura de Canoas