SAÚDE | Porque que a Rinite a Sinusite ficam mais comuns no início do inverno?

FOTO: Thinkstock

Da redação | Basta a temperatura começa a baixar, para sintomas como obstrução nasal, irritação e coriza começarem a aparecer. A maioria destes incômodos está relacionado a quadros de rinites e sinusites. Nesse contexto, estar informado sobre sua prevenção, sintomas e tratamento é essencial para se preparar para a chegada do inverno. O médico Eduardo Homrich Granzotto, especialista em otorrino adulto e infantil, e a médica Carolina Fischer Becker, otorrinopediatra, esclarecem sobre essas doenças que são extremamente recorrentes nessa época do ano.

Tecnicamente chamado de rinossinusite, esse incômodo nasal que envolve o nariz e os seios da face pode ter diversas causas, entre elas alergias, bactérias e vírus. “Em caso de quadro alérgico, os principais sintomas são espirros, coceira no nariz e olhos, secreção nasal transparente e congestão nasal. Em caso de origem bacteriana ou viral, os sintomas são mais intensos e agudos, podendo o paciente apresentar secreção mais espessa, rouquidão, tosse e dores de cabeça, por se tratar de um quadro infeccioso”, ressalta a especialista Carolina Becker.

No entanto, nem todos os casos correspondem a um quadro viral, alérgico ou bacteriano, podendo também ser um simples incômodo do corpo com a mudança do clima. Na maioria dos casos, conforme esclarece o especialista Eduardo Granzotto, as rinossinusites correspondem a vírus, dispensando o uso de antibióticos, que são indicados somente para caso de bactérias.

“É essencial observar os sintomas e procurar amenizá-los através de descongestionantes sistêmicos, soro fisiológico e anti-alérgicos que são vendidos livremente nas farmácias e, em caso de persistência dos mesmos por mais de cinco dias, procurar um profissional adequado para tratar a doença, visto que uma simples rinite, se persistir, pode evoluir a um mau funcionamento dos mecanismos de limpeza dos seios da face e levar a uma sinusite infecciosa, bem como uma sinusite viral pode se transformar em um quadro bacteriano”, esclarece o profissional.

Já para o caso das crianças, os pais devem ter atenção redobrada aos sintomas, para evitar que a doença evolua para algo mais sério, bem como ter cuidado extra com a prevenção. O quadro alérgico não possui cura, mas pode ser controlado, assim como toda e qualquer alergia, já o bacteriano e viral possuem cura.

Como prevenir?

A prevenção da rinossinusite ocorre através do tratamento das doenças de base, como as rinites alérgicas, que tendem a apresentar sintomas no outono devido à diminuição da temperatura e nascimento de gramíneas, e na primavera, com a polinização das flores. Manter uma dieta saudável e exercícios físicos, bem como outras maneiras de manter-se saudável e com uma boa imunidade, é essencial para a prevenção de incômodos nasais, tanto para adultos, quanto para crianças.

Outro fator que deve ser muito bem observado é a higiene – lavar constantemente as mãos e usar álcool gel ajuda a prevenir esses males, bem como arejar o guarda-roupas de inverno e higienizar com água quente casacos espessos que estavam guardados por meses e estão cheios de pó e ácaros.

Com a chegada do frio, as pessoas tendem a ficar mais em ambientes fechados, o que potencializa o surgimento dessas doenças. Por isso, a dica é limpar frequentemente a poeira doméstica e evitar objetos que acumulem pó como cortinas, tapetes, estantes com livros, ursinhos de pelúcia, em especial o quarto, já que é lá que se permanece por volta de oito horas diárias.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!