FOTO: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

FOTO: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

Da redação* | Em virtude da paralisação dos caminhoneiros e do desabastecimento de combustíveis, a Prefeitura de Novo Hamburgo segue priorizando a manutenção dos serviços essenciais. As demais atividades continuam sendo contingenciadas até a normalização da situação.

Serviços afetados:

Saúde

Os serviços de saúde do município estão restringidos, seguem sendo priorizados os casos de urgência e emergências. O Hospital Municipal continua enfrentando problemas com o fornecimento de alguns insumos. No entanto, a administração tem conseguido contornar situações emergenciais.

O transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde para Porto Alegre segue sendo afetado e alguns deslocamentos cancelados, pois o combustível disponível está sendo guardado para casos de extrema urgência.

Também pode haver falta de profissional em algumas unidades de saúde por problemas no deslocamento. Por isso, a Prefeitura pede a compreensão em caso de atrasos e orienta que a população procure atendimento apenas em caso de urgência.

As visitas domiciliares da atenção básica estão suspensas, assim como o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD/Melhor em Casa), exceto para os pacientes que necessitem de atendimento contínuo. As cirurgias eletivas, os atendimentos ambulatoriais e os transportes sem urgência também seguem restritos. As unidades de saúde continuam atendendo intercorrências. A maternidade não tem alteração no atendimento.

A medida visa a economia de insumos, a fim de manter a continuidade do atendimento de casos graves e emergenciais até a normalização do abastecimento.

Saiba em quais situações buscar os serviços de emergência:

– Parada cardiorrespiratória, dor torácica intensa

– Coma, derrame, hemorragia

– Falta de ar intensa, crise asmática

– Convulsão, intoxicação, sangramento

– Fraturas, choque elétrico, luxação, entorse

– Dor intensa ou de início imediato

– Alteração súbita de comportamento, agitação ou desmaios

– Diabético com alterações

– Acidentes por animais peçonhentos

A Unidade Básica de Saúde Santo Afonso atende com horário reduzido neste sábado, 26, e domingo, 27. O funcionamento é das 8h às 12h.

Recolhimento de lixo

Novo Hamburgo está conseguindo manter em funcionamento a coleta de lixo também neste sábado, 26. A Prefeitura Municipal reforça o pedido de colaboração da população, especialmente com relação a questão do lixo domiciliar, que só seja colocado nas lixeiras nos horários previstos para o recolhimento. O desabastecimento de combustíveis poderá afetar a prestação do serviço nos próximos dias.

Segurança

Todos os guardas municipais estão em operação neste sábado (26). Entretanto, o patrulhamento com as viaturas continua sendo otimizado.

Transporte coletivo

No domingo (27) apenas a linha Vila Nova (sentido horário) irá circular para atender ao Hospital Municipal e ao Hospital Regina, nos horários:

Vila Nova (Centro)

06h30

07h10

12h45

13h15

16h15

17h30

Todas as demais linhas do transporte público municipal estão canceladas devido à falta de combustíveis.

Já na segunda-feira (28), todas as empresas (Hamburguesa, Courocap, Feitoria e Futura) utilizarão a tabela de horários de ônibus de sábado em todas as linhas no período entre:

– 05h30 às 08h30

– 17h30 às 20h30

Nos demais horários não haverá transporte público.

Caso o abastecimento de combustível seja restabelecido, os horários voltarão à normalidade.

Comusa

A população de Novo Hamburgo continuará tendo abastecimento normal de água. A Comusa Serviços de Água e Esgoto garantiu nesta sexta-feira, 25, a aquisição dos produtos necessários para o tratamento de água, e segue operando normalmente. Não há previsão de desabastecimento. A única alteração em relação aos serviços da Comusa se dá na realização dos consertos de vazamentos.

A Prefeitura informa que, em caso de mudanças no cenário, será emitido um novo comunicado por meio dos canais oficiais.

Com informações da Prefeitura de Novo Hamburgo