NOVO HAMBURGO | Apenas uma linha de ônibus circula no domingo e Prefeitura restringe os atendimentos da saúde

FOTO: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

Da redação* | Em virtude da paralisação dos caminhoneiros e do desabastecimento de combustíveis, a Prefeitura de Novo Hamburgo segue priorizando a manutenção dos serviços essenciais. As demais atividades continuam sendo contingenciadas até a normalização da situação.

Serviços afetados:

Saúde

Os serviços de saúde do município estão restringidos, seguem sendo priorizados os casos de urgência e emergências. O Hospital Municipal continua enfrentando problemas com o fornecimento de alguns insumos. No entanto, a administração tem conseguido contornar situações emergenciais.

O transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde para Porto Alegre segue sendo afetado e alguns deslocamentos cancelados, pois o combustível disponível está sendo guardado para casos de extrema urgência.

Também pode haver falta de profissional em algumas unidades de saúde por problemas no deslocamento. Por isso, a Prefeitura pede a compreensão em caso de atrasos e orienta que a população procure atendimento apenas em caso de urgência.

As visitas domiciliares da atenção básica estão suspensas, assim como o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD/Melhor em Casa), exceto para os pacientes que necessitem de atendimento contínuo. As cirurgias eletivas, os atendimentos ambulatoriais e os transportes sem urgência também seguem restritos. As unidades de saúde continuam atendendo intercorrências. A maternidade não tem alteração no atendimento.

A medida visa a economia de insumos, a fim de manter a continuidade do atendimento de casos graves e emergenciais até a normalização do abastecimento.

Saiba em quais situações buscar os serviços de emergência:

– Parada cardiorrespiratória, dor torácica intensa

– Coma, derrame, hemorragia

– Falta de ar intensa, crise asmática

– Convulsão, intoxicação, sangramento

– Fraturas, choque elétrico, luxação, entorse

– Dor intensa ou de início imediato

– Alteração súbita de comportamento, agitação ou desmaios

– Diabético com alterações

– Acidentes por animais peçonhentos

A Unidade Básica de Saúde Santo Afonso atende com horário reduzido neste sábado, 26, e domingo, 27. O funcionamento é das 8h às 12h.

Recolhimento de lixo

Novo Hamburgo está conseguindo manter em funcionamento a coleta de lixo também neste sábado, 26. A Prefeitura Municipal reforça o pedido de colaboração da população, especialmente com relação a questão do lixo domiciliar, que só seja colocado nas lixeiras nos horários previstos para o recolhimento. O desabastecimento de combustíveis poderá afetar a prestação do serviço nos próximos dias.

Segurança

Todos os guardas municipais estão em operação neste sábado (26). Entretanto, o patrulhamento com as viaturas continua sendo otimizado.

Transporte coletivo

No domingo (27) apenas a linha Vila Nova (sentido horário) irá circular para atender ao Hospital Municipal e ao Hospital Regina, nos horários:

Vila Nova (Centro)

06h30

07h10

12h45

13h15

16h15

17h30

Todas as demais linhas do transporte público municipal estão canceladas devido à falta de combustíveis.

Já na segunda-feira (28), todas as empresas (Hamburguesa, Courocap, Feitoria e Futura) utilizarão a tabela de horários de ônibus de sábado em todas as linhas no período entre:

– 05h30 às 08h30

– 17h30 às 20h30

Nos demais horários não haverá transporte público.

Caso o abastecimento de combustível seja restabelecido, os horários voltarão à normalidade.

Comusa

A população de Novo Hamburgo continuará tendo abastecimento normal de água. A Comusa Serviços de Água e Esgoto garantiu nesta sexta-feira, 25, a aquisição dos produtos necessários para o tratamento de água, e segue operando normalmente. Não há previsão de desabastecimento. A única alteração em relação aos serviços da Comusa se dá na realização dos consertos de vazamentos.

A Prefeitura informa que, em caso de mudanças no cenário, será emitido um novo comunicado por meio dos canais oficiais.

Com informações da Prefeitura de Novo Hamburgo

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!