PM Novo Hamburgo – Assessoria | Apesar de uma sensível modificação no cenário da paralisação, a Prefeitura de Novo Hamburgo segue priorizando a manutenção dos serviços essenciais. As demais atividades permanecem sendo contingenciadas até a normalização da situação.
Confira os serviços afetados:
Saúde
Os serviços de saúde do município permanecem restringidos, seguem sendo priorizados os casos de urgência e emergências. O Hospital Municipal continua enfrentando problemas com o fornecimento de alguns insumos. No entanto, a administração se mantém contornando situações emergenciais.
O transporte de pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde para Porto Alegre segue afetado e tem alguns deslocamentos cancelados, pois o combustível disponível permanece guardado para casos de extrema urgência.
Também há falta de profissional em algumas unidades de saúde por problemas no deslocamento. Por isso, a Prefeitura pede novamente a compreensão em caso de atrasos e reforça a orientação para que a população procure atendimento apenas em caso de urgência.
As visitas domiciliares da atenção básica estão suspensas, assim como o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD/Melhor em Casa), exceto para os pacientes que necessitem de atendimento contínuo. As cirurgias eletivas, os atendimentos ambulatoriais e os transportes sem urgência também seguem restritos. As unidades de saúde continuam atendendo intercorrências. E a maternidade mantém seu atendimento normal.
A medida visa a economia de insumos, a fim de garantir a continuidade do atendimento de casos graves e emergenciais até a normalização do abastecimento.
Veja em quais situações buscar os serviços de emergência:
– Parada cardiorrespiratória, dor torácica intensa
– Coma, derrame, hemorragia
– Falta de ar intensa, crise asmática
– Convulsão, intoxicação, sangramento
– Fraturas, choque elétrico, luxação, entorse
– Dor intensa ou de início imediato
– Alteração súbita de comportamento, agitação ou desmaios
– Diabético com alterações
– Acidentes por animais peçonhentos
Recolhimento de lixo
Novo Hamburgo segue conseguindo manter em funcionamento a coleta de lixo também neste domingo, 27. Mas a Prefeitura Municipal reforça o pedido de colaboração da população, especialmente com relação a questão do lixo domiciliar, para que só seja colocado nas lixeiras nos horários previstos para o recolhimento. Segue o alerta de que o desabastecimento de combustíveis ainda pode afetar a prestação de serviços.
Segurança
Todos os guardas municipais estão em operação neste domingo, 27. Já o patrulhamento com as viaturas continua sendo otimizado.
Transporte coletivo
Neste domingo, 27, apenas a linha Vila Nova (sentido horário) está circulando, em alguns horários, para atender ao Hospital Municipal e ao Hospital Regina. Confira os dois últimos horários da linha previstos para hoje:
Vila Nova (Centro)
16h15
17h30
Todas as demais linhas do transporte público municipal estiveram canceladas hoje devido à falta de combustíveis.
Já amanhã, segunda-feira, 28, todas as empresas (Hamburguesa, Courocap, Feitoria e Futura) vão utilizar a tabela de horários de ônibus de sábado, em todas as linhas, circulando somente no período entre:
– 05h30 às 08h30
– 17h30 às 20h30
Atenção: Nos demais horários não haverá transporte público amanhã!!!
É importante ressaltar que o transporte público está sendo impactado em virtude das reservas de combustível das companhias estarem se esgotando. No entanto, com a gradativa liberação de abastecimento aos serviços essenciais, os horários de circulação poderão apresentar melhora, também gradativa.
Vale lembrar que caso o abastecimento de combustível seja restabelecido, os horários voltarão à normalidade.
Comusa
A população de Novo Hamburgo continuará tendo abastecimento normal de água. A Comusa Serviços de Água e Esgoto garantiu a aquisição dos produtos necessários para o tratamento de água, e segue operando normalmente. Não há previsão de desabastecimento. A única alteração em relação aos serviços da Comusa se dá na realização dos consertos de vazamentos.
Escolas municipais sem aula nesta segunda-feira
Em virtude do desabastecimento de alimentos para a merenda escolar, de gás e de dificuldade de deslocamento de funcionários e alunos, estão suspensas as aulas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em todas as Escolas Municipais de Novo Hamburgo na segunda-feira, 28.
A situação será reavaliada amanhã, quando será emitido novo posicionamento sobre procedimento nos próximos dias.
Importante
Após reunião realizada no dia de hoje, 27, a prefeita Fatima Daudt, juntamente com o departamento jurídico, não descarta a possibilidade de nesta segunda-feira, 28, assinar decreto de situação de emergência, no sentido de agir de forma preventiva para assegurar o abastecimento e manutenção dos serviços essenciais.