FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Quem passou pelo Calçadão de Canoas, neste sábado (9), pode fazer teste rápido de Hepatite C. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Rotary Club de Canoas. Causada por um vírus, a hepatite C passa anos sem dar sinal. E o drama é que seu primeiro sintoma pode vir de uma cirrose ou de um câncer no fígado. Porém, caso ela seja detectada, o tratamento também é gratuito e hoje traz perspectivas de cura.

Mesmo com tanta facilidade de exames, já que eles são fornecidos em unidades de saúde e ficam prontos em até 10 minutos, há ainda muita gente que não sabe da infecção. Isso motivou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, a criar diversas ações para conscientização e realização do exame.

“A Hepatite C é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas. Por isso, é muito importante que as pessoas façam o teste”, recomenda a enfermeira Adriana Barcelos. Em Canoas, quando a pessoa é diagnosticada com a doença, ela é encaminhada diretamente para tratamento especializado.

A doença

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV) e assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão: transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; da mãe infectada para o filho durante a gravidez; e, sexo sem camisinha com uma pessoa infectada.

*Com informações da Prefeitura de Canoas