FOTO: Palácio Piratini/Divulgação

Da redação | Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (13) a nova sede do 18° Batalhão de Policia Militar em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Há 18 anos, os 138 soldados estavam trabalhando de forma improvisada em um antigo terminal de ônibus.

A nova sede do 18° BPM fica na Avenida Senador Salgado Filho e está ao lado da Escola Ana Jobim, que terá parte do seu prédio usado para atividades do Centro da Juventude de Viamão. No local, também está prevista a construção de um Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), com 60 vagas. O conjunto de empreendimentos dará forma ao Complexo Ana Jobim.

O governador José Ivo Sartori participou da solenidade. Ele destacou que segurança é e sempre foi uma demanda da sociedade. “Quando perguntamos a um presidente de bairro, a um morador, a um operário ou a um agricultor o que ele espera do Estado, certamente vamos ouvir: segurança, saúde, educação e estradas. É um anseio legítimo de quem paga impostos.”

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, afirmou que as medidas tomadas pelas forças de segurança e o aparelhamento das instituições estão fazendo com que os índices de violência e criminalidade caiam no Estado. “A sociedade, os empresários, os prefeitos, a União e o governo estadual precisam somar esforços no enfrentamento do crime e da violência. Só assim vamos mudar essa realidade.”

Durante a cerimônia de entrega da sede do 18º BPM, o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Coronel Amorim, homenageou a secretária Maria Helena com a Comenda do CPM. A distinção é destinada a pessoas que atuam em prol da comunidade.

Programa de Oportunidades e Direitos

Sobre o POD, Sartori enfatizou: “Quando o objetivo é reduzir os índices de criminalidade, segurança e área social andam juntas. Nada melhor do que reunir todos os agentes envolvidos no mesmo lugar. Quanto mais oportunidades forem dadas aos jovens, menos vamos precisar da repressão da polícia”.

Sustentabilidade e acessibilidade

A secretária Maria Helena destacou que o novo prédio foi pensado ecologicamente, com foco na economia de energia e água. “É um prédio moderno e que atende às demandas dos policiais, além de possibilitar uma maior integração com a comunidade”. O coordenador do POD, Aldo Peres, explicou que a nova sede do 18º BPM, com mais de 700 metros quadrados, foi construída em seis meses, priorizando os conceitos de acessibilidade e sustentabilidade.

“O prédio tem piso tátil, banheiros acessíveis e rampa de acesso. O projeto priorizou também a sustentabilidade, com a preservação da água da chuva para lavar as viaturas, clarabóias para diminuir a necessidade de iluminação, e as telhas são térmicas, reduzindo a necessidade de refrigeração. Tudo pensado para reduzir custos de manutenção”, disse Peres.

A obra foi construída em parceria do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 1.456.977,49.

Complexo Ana Jobim

Além do 18º BPM, o local conta com uma UPA (construída com recursos do governo federal), Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), a Escola Ana Jobim e o Centro da Juventude de Viamão. Mesmo sem estar pronto, o Centro da Juventude já atende, de forma provisória, cerca de 600 jovens, que estão frequentando os cursos de Estética e Embelezamento e de Auxiliar Administrativo.