Foto: Eduardo Baratto Leonardi

Foto: Eduardo Baratto Leonardi

Da redação | A Guarda Municipal (GM) de Esteio ganhará, em breve, mais 13 agentes para atuar nos espaços públicos da cidade. A Prefeitura já iniciou o chamamento dos aprovados para o cargo, conforme a ordem de classificação em concursos públicos realizados pela Administração Municipal, para a entrega de documentos e realização de avaliação psicológica. Com os novos integrantes, a Guarda esteiense terá uma ampliação de mais de 30% de seu efetivo, que atualmente é de 40 agentes. O grupamento completará 12 anos de fundação no dia 19 de junho.

Desde o ano passado, a administração municipal tem promovido ações de parcerias com os demais órgãos de segurança do município, bem como investimentos na GM que contribuíram para a redução de 12,85 % nos índices de criminalidade em Esteio no ano passado, segundo dados do serviço de Estatísticas da Polícia Civil. A diminuição dos indicadores seguiu nos primeiros quatro meses de 2018, com uma queda de 11,8%.

Devido aos trâmites necessários para a nomeação, o ingresso dos novos guardas está previsto para o começo de agosto. Assim que foram admitidos, eles frequentarão um curso de formação profissional, que será ministrado por servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), por convidados e voluntários.

Os atuais agentes da Guarda Municipal estão participando de uma reciclagem do treinamento profissional, no qual são abordados assuntos pertinentes ao cotidiano da função.

Com informações da Prefeitura de Esteio.