FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação | O laboratório próprio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco já realizou 8.818 exames desde sua inauguração, em abril. O serviço, que funciona 24h, foi lançado pela Prefeitura de Canoas. O laboratório próprio agiliza os atendimentos que necessitam de resultados de exames urgentes.

De acordo com Everton de Quadros, coordenador das UPAs Rio Branco e Caçapava, administradas pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP), o serviço oportuniza que o médico possa realizar uma reavaliação e conduta clínica mais rápida, fazendo com que o paciente seja liberado em menos tempo. “Antes de contarmos com o laboratório, as pessoas precisavam esperar de três a quatro horas para pegar os resultados. Agora, os exames são liberados em até 1h após o recebimento da coleta”, conta.

Segundo Renata Cruz, analista clínica do laboratório, os pacientes que procuraram atendimento durante este período puderam realizar exames como hemograma, creatinina, ureia, sódio e potássio, PCR (utilizado para avaliar estados inflamatórios e o risco de doença cardiovascular), além do comum de urina.

O coordenador salienta que os exames específicos de alta complexidade ainda são enviados para o laboratório do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), que permanece como suporte e assistência ao laboratório da UPA.