Foto: Ireno Jardim/ Secom Canoas

Da redação | O Zoológico Municipal de Canoas necessita permanentemente de jornais para forrar o piso de gaiolas e recintos dos animais, o que reduz a umidade, oferece maior conforto e facilita a limpeza e a higienização. Por mês, são necessários cerca de 80 quilos de jornais. Por esse motivo, o Mini Zoo está lançando uma campanha para arrecadação desse material.

O Mini Zoo, que é mantido pela Prefeitura de Canoas, tem o objetivo de acolher animais silvestres que não têm mais condições de voltar à natureza. O local funciona como centro de reabilitação desses animais, que são diagnosticados, tratados, recuperados e, alguns, reconduzidos ao seu habitat natural. Aqueles que não se adaptam mais à natureza, viram residentes do zoológico.

Atualmente, o espaço conta com mais de 100 animais, entre aves, mamíferos e répteis e possui uma equipe de especialistas, com biólogos, veterinários e tratadores, que fazem a reabilitação dos animais, realizam resgates e a reinserção dos animais à natureza quando possível. O Zoológico Municipal de Canoas é referência no Estado quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, como também, quanto à educação ambiental e ao lazer para a comunidade. O espaço está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.

Quem tiver jornais para doação, pode realizar a entrega no próprio Mini Zoo, que fica no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, avenida Dona Rafaela, 700, no bairro Marechal Rondon. Ou na Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), na rua Monte Castelo, 410, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Com informações da Secom Canoas.