SAÚDE | Sétimo caso de sarampo é confirmado no Rio Grande do Sul

Foto: EBC/ Divulgação

Da redação | O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta terça-feira (03) um caso de sarampo no município de Vacaria. Trata-se de uma mulher, de 29 anos, que teve contato com um dos casos que já foram confirmados em Porto Alegre anteriormente. Com ela, são sete as confirmações de sarampo no Estado este ano, todos considerados importados. Um outro caso suspeita da doença, em Porto Alegre, segue em investigação.

A primeira notificação, em março, foi de criança de um ano de idade, não vacinada, da cidade São Luiz Gonzaga, que se contaminou em viagem à Europa, local onde está ocorrendo um surto da doença. As demais foram contabilizadas em Porto Alegre e Vacaria. As Américas foram consideradas livres de sarampo em setembro de 2016, após a ausência da circulação do vírus pelo período de 12 meses. Agora, o Brasil possui 351 casos confirmados, todos considerados importados ou relacionados à importação, com 2 óbitos em decorrência da doença.

Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação diagnóstica, principalmente aqueles que estiveram recentemente em locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde ou para o Disque Vigilância, através do número 150.

A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação – diz nota da Secretaria Estadual da Saúde

Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina Tríplice Viral para a população de 12 meses a 49 anos de idade e para profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar.

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!