BOA NOTÍCIA EM CANOAS | Mortes no trânsito caem 30% no primeiro semestre de 2018

FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Da redação* | A Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas divulgou o balanço das suas ações no primeiro semestre deste ano. Os números foram apresentados durante reunião com o pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e indicam queda nos registros de ocorrências e crimes de trânsito, principalmente com relação a óbitos ocasionados por acidentes.

Os números são comemorados, pois evidenciam a eficiência das ações de conscientização da SMTM. No primeiro semestre de 2018, foram realizadas 11 edições da Balada Segura, com 1831 abordagens, um aumento de 42% comparado ao mesmo período do ano passado. O número de abordagens interfere diretamente na queda dos registros de crimes de trânsito, que caíram 42%, sendo 7 no primeiro semestre de 2017 e apenas 4 no primeiro semestre deste ano. Outro número que apresentou queda foi o índice de alcoolemia dos condutores, sendo 52 na primeira metade de 2017 e, de janeiro a junho de 2018, 46 registros, representando uma baixa de 11,5%.

O grande dado a ser comemorado é a queda no número de acidentes com vítimas fatais. De janeiro a junho de 2017, foram 20 óbitos confirmados em vias de trânsito de Canoas. No mesmo período deste ano, a SMTM registrou 11 ocorrências, representando uma redução de 30%. “Os índices de alcoolemia influenciam diretamente nos acidentes de trânsito, aumentando em até dez vezes a chance de envolvimento em acidentes fatais. A fiscalização mais rígida não tem o objetivo de punir motoristas, mas sim conscientizar”, destaca o secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Ademir Zanetti.

Mais ações

Além das Baladas Seguras, a Diretoria de Trânsito da SMTM já realizou 27 operações especiais em conjunto com as outras forças de segurança atuantes no município. As equipes de Educação no Trânsito realizaram cinco blitze educativas, incluindo as ações do Maio Amarelo. 48 escolas de Canoas foram contempladas com palestras neste primeiro semestre de 2018, atuando na conscientização para um trânsito melhor.

Sinalização viária

A prevenção e educação no trânsito vai além da orientação a motoristas e pedestres. Um trânsito seguro envolve uma série de fatores, que vai desde as blitze até uma via bem sinalizada. Os agentes da SMTM trabalharam pesado na revitalização da sinalização de trânsito nas ruas de Canoas. Em apenas 6 meses, entre placas, pintura de sinalização e outros, foram mais de 28,3 mil metros quadrados. Se compararmos este dado com uma distância percorrida em quilômetros, daria para ir e voltar, dez vezes, de Canoas ao Rio de Janeiro.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!