FOTO: Jaime Zanatta/GBC
Da redação | A Prefeitura de Cachoeirinha divulgou nesta quarta-feira (25) os índices de criminalidade do primeiro semestre de 2018. O levantamento foi realizado entre 1° de janeiro e 30 de junho.
Todos os quesitos apresentados tiveram redução. Na comparação com 2017, por exemplo, o roubo de veículo caiu 37%. No ano passado, foram 236 casos contra 148 de 2018.
Os furtos tiveram queda de 17%. No primeiro semestre deste ano foram 629 casos, enquanto em 2017, 761 foram registrados. 117 veículos foram furtados pelos criminosos em 2018, uma queda de 10% na comparação com os 130 registros do ano passado.
As maiores reduções são nos roubos de veículo e homicídio doloso. O primeiro teve uma redução de 37% com 148 casos, já que no ano passado foram 236. Já o segundo, registrou uma queda de 37% com 12 registros em 2018, contra 29 de 2017.
O maior destaque fica para os índices de latrocínio. Não teve nenhum nos primeiros seis meses de 2018. No mesmo período do ano passado, um caso foi registrado.
Investimentos
Para o prefeito Miki Breier, a queda dos índices pode estar aliada aos R$ 429 mil empregados pela gestão no armamento da Guarda Municipal, aquisição de munições, fardamento e aquisição de rádios portáteis. Grande parte das novidades também foram destinadas aos Agentes de Trânsito.
Porém, Miki ressalta a parceria dos órgãos municipais com a Brigada Militar e Policia Civil no combate aos criminosos. “A segurança tem que dialogar com a prevenção para que o resultado seja positivo”.
Representantes da Prefeitura, Polícia Civil e Brigada Militar apresentaram os índices. – FOTO: Jaime Zanatta/GBCReforços
O Sub-Comandante do 26° Batalhão de Policia Militar (BPM) de Cachoeirinha, Major Ramos, salientou as diversas operações que a Brigada Militar (BM) vem realizando na cidade para evitar a ação dos criminosos.
Para ele, esse crescimento no número de operações e patrulhamentos acontece por causa da parceria entre poder público municipal e os órgãos de segurança. “Precisamos mostrar para a sociedade que só a polícia não derruba os índices e que para o nosso trabalho ser realizado é necessária a organização da cidade”.
Outros índices
A Polícia Civil também apresentou os dados das duas delegacias da cidade. Juntas, elas prenderam no primeiro semestre deste ano 445 pessoas. Mais de 10 mil ocorrências foram registradas.