CANOAS | Na Câmara de Vereadores, Sindipetro alerta para o risco de venda da Refap

Da redação | Na sessão desta terça-feira (31) da Câmara de Vereadores de Canoas, o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS) usou o espaço da Tribuna Popular para denunciar os processos competitivos para formação de parcerias em refino, divulgados pela Petrobras em abril. Uma das unidades atingidas será a Alberto Pasqualini (REFAP), localizada no município. A presença no Legislativo canoense faz parte de uma série de ações que a entidade vem realizando para alertar a população e as autoridades sobre os impactos negativos provocados pelo desmonte da Petrobras.

Os processos competitivos compreendem a alienação de 60% das refinarias Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, e Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, e Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, além da Refap, através da criação de subsidiárias e posterior alienação de suas ações. A oferta engloba ainda ativos de transporte e logística integrados às unidades. Uma decisão cautelar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), porém, fez com que a companhia suspendesse esses processos no início de julho. Para o magistrado, a venda do controle de estatais e suas subsidiárias dependem de prévia autorização do Congresso Nacional.

O diretor financeiro do Sindipetro-RS, Dary Beck Filho, enfatizou que a decisão proferida pelo ministro do STF não elimina o risco de venda, pois a liminar pode ser derrubada a qualquer momento. A política proposta pela Petrobras, segundo ele, fará com a companhia praticamente desapareça do Estado, levando junto os investimentos e geração de empregos. “Hoje são cerca de 800 empregos diretos e 1,2 mil profissionais terceirizados. A venda para uma empresa estrangeira fará com que o potencial de investimento da Petrobras na cidade de Canoas seja eliminado”, salientou. Outra questão apontada diz respeito ao aumento no preço dos combustíveis. Beck defendeu a importância de a Câmara de Canoas debater o assunto e sugeriu a apresentação de uma moção de repúdio.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!