NOVO HAMBURGO | Revitalização do Calçadão começa pela parte central com implantação de rede subterrânea

FOTO: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

Da redação* | As máquinas chegaram ao Calçadão Osvaldo Cruz para a retirada do mobiliário e do piso na sua parte central que compreende uma faixa de nove metros de largura em toda sua extensão. Postes, floreiras, bancos, luminárias e outras estruturas estão sendo removidas, assim como o pavimento para a implantação da rede subterrânea para alimentação da iluminação. Após esse primeiro momento, a via ganha piso permeável, ou seja, que permite o escoamento da água por dentro de sua estrutura, evitando o acúmulo quando chove.

Já nas laterais, fase que se inicia somente após a conclusão da faixa central, será utilizado o pavimento de bloco de concreto e piso tátil, ou seja, um piso com textura e cor diferentes, próprios para orientar pessoas com deficiência visual e baixa visão. Além do piso especial, o calçadão terá a implantação de redes de água, esgoto sanitário e lógica, paisagismo, lâmpadas de LED, sinal sonoro, espaço para artesanato e acessibilidade universal.

A ideia de revitalizar o calçadão em duas partes foi para reduzir ao máximo o impacto para os lojistas. “O projeto foi estudado para que em nenhum momento os lojistas tenham o acesso às suas lojas interrompido. Nessa primeira fase as laterais estão abertas e na segunda fase a parte central já estará liberada e caminhos serão instalados para que as pessoas possam entrar nas lojas”, explicou a secretária do Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.

A revitalização do calçadão faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PMDI) financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e executado pela Prefeitura de Novo Hamburgo.

*Com informações da Prefeitura de Novo Hamburgo

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!