Foto: Divulgação

Da redação | Uma frente fria e novas áreas de instabilidade devem atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias. A informação foi divulgada pela Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Conforme o boletim meteorológico divulgado nesta quinta-feira (23), um sistema de baixa pressão ingressa no estado pela madrugada, trazendo temporais que se estendem ao longo da sexta-feira (24).

Segundo o relatório da Sala, as chuvas vêm acompanhadas de rajadas de vento e fortes trovoadas, especialmente nas regiões Centro-Sul e Extremo-Sul do RS. O meteorologista da Sala de Situação, Fernando Lopes, alerta que nas áreas da Fronteira e da Campanha, as precipitações devem vir com mais força.

Há grandes chances de granizo em regiões isoladas. Por conta do tempo fechado, as temperaturas não irão oscilar muito. No final de semana, é preciso se preparar para a chegada do frio intenso. Uma massa de ar polar começa a se formar no Uruguai e deve se deslocar pelo Rio Grande do Sul, deixando a temperatura baixa nos dois dias.

Durante o sábado (25), o tempo deve permanecer seco, exceto na faixa leste do estado, onde ainda há risco de instabilidades. No domingo (26), o dia amanhece com geadas em boa parte do território, mas o sol predomina ao longo da tarde.

DEFESA CIVIL DIVULGA ALERTA

A Defesa Civil do Estado divulgou alerta de vendaval entre a madrugada desta sexta-feira e a de sábado. A previsão é de que ocorram ventos com rajadas de até 80 km/ha em todo o estado, com exceção da faixa de fronteira com o Uruguai até a divisão entre os municípios de Itaqui e Rio Grande. Em todo o estado haverá ainda chuva de volume médio. O nível de severidade é calculado pela Defesa Civil como ‘perigo potencial’.

Com informações das assessorias de imprensa da Defesa Civil e Sema.