FOTO: Prefeitura de Novo Hamburgo/Divulgação

Da redação* | Espaço lotado na primeira noite de exibição da inédita Mostra de Filmes Finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Jovens, adultos e idosos estiveram presente para assistir ao filme Como Nossos Pais, que aborda questões atuais como a figura da mulher e as ligações entre mãe e filha. A atividade aconteceu na Sala 31 do Centro Municipal de Cultura na última segunda-feira, dia 03.

Entre o público, também estiveram presentes alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Eugênio Nelson Ritzel. Para a estudante do EJA, Michele da Rosa, 29 anos, participar da ação foi uma oportunidade única. “Como jovem e estudante penso que momentos como o de hoje são muito importantes. Foi uma segunda-feira e uma aula bem diferente”, comenta. Já a vice diretora, Vanessa Dolina, eventos assim deveriam ser rotina. “A oportunidade que temos de participar de um momento cultural ao lado dos nossos alunos é algo muito positivo”, declara Vanessa.

O projeto é uma realização da Academia Brasileira de Cinema e ocorre simultaneamente em várias cidades de todo o país. No município, tem apoio e organização da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). Para o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, que também esteve na sessão, a primeira noite já indica o sucesso da ação. “A expectativa que tínhamos, quanto Secult e público, agora é realizada na primeira noite, com a Sala 31 lotada e indicando o sucesso que vai ser a Mostra para os próximos dias”, destaca Cardoso. Ele ainda completa sobre a participação dos alunos do EJA. “Proporcionar a vinda dos alunos, com ônibus oferecidos pela Secult, é uma iniciativa de inclusão muito forte e que será mantida durante os próximos dias de atividade.”

Abertura

Já a abertura da Mostra ficou por conta do professor, jornalista e curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuário. Junto ao público, Santuário parabenizou a cidade. “Esse encontro vai render para o município e a cultura de Novo Hamburgo, junto com outras ações do cinema brasileiro que podem ser realizadas aqui, a qualidade e o reconhecimento das oportunidades que surgem com a indústria criativa, que vai muito além daquilo que se vê na tela”, declara.

Programação e senhas antecipadas

A programação da Mostra de Filmes Finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro segue até o dia 14 de setembro. As sessões são gratuitas e as exibições ocorrem na Sala 31 do 3º andar do Centro Municipal de Cultura.

As senhas para assistir aos filmes deverão ser retiradas antecipadamente na Secult (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66, 3º andar – Centro). Confira a programação completa no site: ow.ly/Wsgi30lzCSj .

Horários

A partir de quinta-feira, 6, os filmes exibidos no turno da noite terão início às 19h30. Essa adequação foi realizada devido ao horário de atividades das escolas noturnas que foram convidadas para assistir as sessões.

*Com informações da Prefeitura de Novo Hamburgo