ATENÇÃO, ESTEIO! | Apresentação do cartão SUS será obrigatória nas UBSs a partir de sábado

FOTO: Ministério da Saúde/Divulgação

Da redação* | Os usuários das unidades básicas de saúde (UBS) de Esteio deverão, a partir deste sábado (15), apresentar o Cartão Nacional de Saúde (popularmente chamado de Cartão SUS) para a realização de atendimentos eletivos (aqueles não considerados de urgência ou emergência).

Quem não tiver o documento, poderá emiti-lo no seu posto de saúde de referência antes de marcar uma consulta ou um procedimento. É necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de recém-nascidos, pode ser apresentada a Declaração de Nascido Vivo (DNV). O cartão fica pronto em 24 horas.

Conforme o Ministério da Saúde, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Este registro contém as informações dos indivíduos, como: dados pessoais (nome, nome da mãe, data de nascimento, etc), contatos (telefones, endereço, e-mails) e documentos (CPF, RG, Certidões, etc). Atualmente, o número do CNS é utilizado nos sistemas informatizados de saúde que demandam identificação dos indivíduos, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde.

Entre os benefícios do Cartão SUS estão à rapidez na identificação do usuário, a localização do prontuário pelo número do cartão, o registro dos atendimentos realizados, de agendamentos e da execução de consultas e exames, criando um histórico de cada cidadão, a dispensa de medicamentos, entre outros.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!