CACHOEIRINHA | Cidade vai implantar o cercamento eletrônico

FOTO: Prefeitura de Cachoeirinha/Divulgação

Da redação* | Cachoeirinha será um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a dispor de um sistema de Cercamento Eletrônico, em parceria com o Governo do Estado, que visa à recuperação de veículos roubados e à fiscalização de veículos com irregularidades. Todas as entradas e saídas da cidade estarão monitoradas através dos radares fixos, visto que estão em pontos estratégicos da cidade, e também através dos radares móveis.

A apresentação do sistema acontece na terça-feira, dia 02 de outubro, em uma ação realizada pela Guarda Municipal na Rua Papa João XXIII, reunindo Agentes de Trânsito, Secretaria Municipal da Fazenda e a Brigada Militar.

O secretário de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre, esclarece que, são necessários apenas seis segundos para averiguar a placa do carro através do sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR). “Como estamos integrados à base de dados de veículos do Estado, isso nos permitirá recuperar em minutos um veículo roubado que entre em Cachoeirinha, por exemplo”, explica. O Sistema de Consultas Integradas também verifica na hora a situação legal do cidadão, apresentado dados relativos a antecedentes criminais e mandados de prisão, por exemplo.

A implantação do Cercamento Eletrônico só foi possível mediante a adesão de Cachoeirinha ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), que visa ao enfrentamento da criminalidade no Rio Grande do Sul, através da união de esforços dos municípios, Estado, Governo Federal e da sociedade civil organizada. “Além disso, a empresa que mantém os pardais da cidade nos deu suporte, não gerando custos ao município”, complementa o titular da pasta.

*Com informações da Prefeitura de Cachoeirinha

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!