ESTEIO | ONG dá dia de beleza para venezuelanas

FOTO: Luciana Abdur/Prefeitura de Esteio

Da redação* | Satisfeitas com os novos visuais, as imigrantes venezuelanas abrigadas no alojamento da Vila Osório, em Esteio, eram só sorrisos na última semana. Elas receberam todo carinho e atenção de quatro voluntários da Organização Não-governamental (ONG) Amigos da Diversidade, que realizaram cortes de cabelo gratuitos nas mulheres e também nas crianças.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), Tatiana Tanara, a ação se fez necessária em relação a autoestima das mulheres. “Além da vulnerabilidade social, elas estão muito fragilizadas. Até mesmo porque elas estão em busca de emprego e uma boa aparência é fundamental”, finalizou Tatiana, focando também na lógica de contribuir para inserção das venezuelanas no mercado de trabalho.

“Fazer esse trabalho beneficia muito mais a nós do que a eles. Através desse contato, vamos conhecendo cada uma, vendo suas potencialidades e promovendo uma maior integração e, com isso, colocando-as no nosso meio, para que assim sintam-se em casa”, disse a secretária da ONG, Caroline Rogê. “A palavra-chave desta ação é solidariedade. São pessoas que passaram ‘poucas e boas’ vindo para cá. Então, o mais importante, é o acolhimento, pois tenho certeza que eles fariam o mesmo por nós”, concluiu. A equipe da ONG pretende, ainda, realizar a mesma ação com os imigrantes do alojamento no Parque Tamandaré.

Morando no Brasil há sete meses, Jailene Aluarez, 22 anos, disse que estava há um tempo querendo mudar sua aparência. “Gostei muito do meu novo corte de cabelo. Estou sendo muito bem cuidada aqui em Esteio”, comentou. “Eu morava em Puerto La Cruz, na Venezuela, vendendo perfumes, mas com isto não era possível comprar nem um pacote de arroz. Infelizmente tive que deixar meu filho e familiares para trás, com o objetivo de aqui encontrar uma vida melhor e trazê-los”, falou.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!