EM ESTEIO E NOVO HAMBURGO | Urnas passam por votação paralela neste domingo

FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | No último sábado (27), no plenário do TRE-RS, foram sorteadas as doze urnas do estado – dentre todas as 27.298 seções eleitorais gaúchas – que passarão, neste domingo (28), por auditoria, que tem como objetivo confirmar a segurança do sistema eletrônico de votação.

As quatro primeiras urnas sorteadas – sendo pelo menos uma de Porto Alegre – serão submetidas à Votação Paralela. Este é um procedimento de segurança, instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde 2002, que tem como objetivo comprovar a correta captação e contabilização do voto pela urna. Auditores fiscalizam todo o desenvolvimento do trabalho. Para a Votação Paralela foram sorteadas as seguintes urnas:

Porto Alegre – Seção 482 – 113ª Zona Eleitoral (ZE) – Sede social – Carris

Novo Hamburgo – Seção 480 – 76ª ZE – EMEF Monteiro Lobato

Teutônia – Seção 45 – 125ª ZE – Comunidade Betânia

Esteio – Seção 77 – 97ª ZE – Escola Estadual Tomé de Souza

Votação de papel

As urnas sorteadas serão retiradas de suas seções – sendo substituídas por outras urnas eletrônicas – e trazidas para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital.

No domingo (28), dia do segundo turno, no mesmo período que os eleitores estiverem votando – das 8h às 17h – acontece, simultaneamente, a verificação, na sala polivalente do térreo do Prédio 50 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681). Cédulas de papel preenchidas durante a cerimônia deste sábado – por representantes de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP), partidos políticos, entre outros – terão os votos “cantados” e digitados nas urnas eletrônicas. Após as 17h, faz-se a conferência entre o resultado emitido no Boletim de Urna e a contagem dos votos. Todas as etapas do processo são filmadas.

A novidade para esta eleição é que a Justiça Eleitoral está fazendo, desde o primeiro turno, um segundo tipo de auditoria, diretamente nas seções eleitorais, para a verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. Para esta conferência, foram sorteadas oito urnas do RS:

Torres – Seção 27 – 85ªZE

Alegrete – Seção 193 – 5ª ZE

Bagé – Seção 352 – 142ª ZE

Gravataí – Seção 298 – 71ª ZE

Lajeado – Seção 28 – 29ª ZE

Ijuí – Seção 87 – 23ª ZE

Taquara – Seção 148 – 55ª ZE

Estância Velha – Seção 158 – 118ª ZE

Estas urnas passarão por verificação de sua montagem, lacração e execução de sistemas antes das 8h deste domingo, horário do início da votação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!