FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Os três cemitérios municipais de Canoas já estão prontos para receber os visitantes no Dia de Finados, na próxima sexta-feira (2).

Os cemitérios Chácara Barreto, Santo Antônio e Estância Velha estarão abertos das 8h às 18h. Os locais também estarão abertos no sábado (3) e domingo (4), no mesmo horário. Para facilitar o acesso dos visitantes ao cemitério Santo Antônio, será montada uma parada de ônibus na frente do local.

Por conta do grande fluxo de pessoas, uma equipe da Guarda Municipal será deslocada para esses locais a fim de garantir a segurança do público. A Unidade de Cemitérios da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) estará aberta em regime de plantão, das 9h às 17h. O local fica na Rua General Salustiano, 640.

Cemitério Chácara Barreto (Santos Ferreira, 2105) – Funcionamento: das 8h às 18h

Cemitério Santo Antônio (esquina da Santos Ferreira com a Alameda do Silveira) – Funcionamento: das 8h às 18h

Cemitério Estância Velha (Nazário, 171) – Funcionamento: das 8h às 18h

Linha especial

Na sexta-feira (2), os horários de ônibus vão seguir a tabela de domingo. Entretanto, a Sogal vai disponibilizar três veículos complementares para uma linha especial. O trajeto vai compreender um itinerário entre o Centro da cidade e os cemitérios do município, com horários entre 8h20 e 17h e intervalo de 20 minutos.

Confira o itinerário:

Centro/Bairro: Galeria Golden Center, Victor Barreto, Domingos Martins, Getúlio Vargas, Inconfidência, Santos Ferreira, Cemitério São Vicente, Retorno na avenida Nazário, Flores da Cunha.

Bairro/Centro: Cemitério São Vicente, Santos Ferreira, Inconfidência, Victor Barreto, Galeria Golden Center.

TRÂNSITO

Fiscalização: plantão 24h pelo telefone (51) 3425-7629 ou 156 (ligações de telefone fixo ou de celulares Claro e Oi).

SAÚDE

– Samu: atendimento 24 horas.

– Hospital de Pronto Socorro (HPS): atende todos os dias, urgências, emergências e traumas (adulto e pediátrico) 24 horas. (Rua Caçapava, 100, bairro Mathias Velho). Expediente normal.

– Hospital Universitário (HU): estará aberto normalmente, atendendo urgências obstétricas (gestantes) e ginecológicas, 24 horas (Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José). Expediente normal.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: não funcionam na sexta-feira (2).

UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPAs):

– UPA Hugo Simões Lagranha/24h (Rua Cairu, 600, bairro Rio Branco): funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.

– UPA Carlos Giacomazzi / 24h (Avenida Boqueirão, 2.900, Bairro Guajuviras) funcionará normalmente, todos os dias, 24 horas. Expediente normal.

– UPA 16 Horas Noroeste (Rua Caçapava, 201, bairro Mathias Velho) e UPA 16 Horas Sudeste (Rua 1º de Maio, 534, bairro Niterói) não funcionam sexta-feira (2), já no sábado (3), atenderão normalmente.

CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS): As centrais do CAPS 24h irão funcionar normalmente durante o período.

CAPS Novos Tempos funciona na sexta-feira (2), das 8h às 18h. Demais, fecham.

O Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI), localizado no HU, ficará fechado na sexta-feira (2).

FARMÁCIAS: Fecham na sexta-feira (2), exceto a unidade da Santos Ferreira, que abrirá normalmente.

EDUCAÇÃO

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) não terão aula na sexta-feira (2).

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo domiciliar e conteinerizada será normal durante o feriado e no fim de semana.

SERVIÇOS URBANOS

Serviços de capina, roçada, pintura de meio-fio e varrição serão normais no sábado (3). Na sexta (2), não haverá expediente. A Secretaria de Serviços Urbanos ficará de sobreaviso para casos de emergência.

CEMITÉRIOS

Os cemitérios municipais estarão abertos para visitas das 8h às 18h no feriado de Finados e no fim de semana. Para sepultamentos, o funcionamento será das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. O setor administrativo, no caso de pagamento de jazigos e outras pendências, ficará aberto de sexta (2), das 9h às 17h.

DEFESA CIVIL

Regime de plantão pelos telefones (51) 9-936-895-16 / 9-923-789-22 / 9-932-257-64.

CULTURA

Confira o funcionamento dos principais equipamentos culturais do município:

– Villa Mimosa: abre no feriado, das 14h às 18h.

– Biblioteca Pública: fechada.

– Hangar Cultural: fechado.

– Praça da Juventude (Guajuviras): atendimento externo.

– Praça CEU (Rio Branco): atendimento externo.

– Antiga Estação de Trem: fechada.

– Casa dos Rosa: fechada.

*Com informações da Prefeitura de Canoas