Sandro Muller

Foto: Sandro Muller/Arquivo Pessoal

Da redação | A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira (2) para o risco de temporais no Estado na próxima quinta (3). O CPTEC (Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiram alertas similares.

Conforme a Defesa Civil, há possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo. As áreas propensas são pontos isolados da Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul gaúcho.

De acordo com o CPTEC, podem ocorrer pancadas de chuva, que, localmente, serão de forte intensidade. A instabilidade será acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e, pontuais acumulados de precipitação.

Segundo o INMET, são esperadas pancadas de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. As precipitações podem ocorrer em qualquer região. Elas podem ser acompanhadas por ventos intensos, de 60 a 100 Km/h, e queda de granizo.

Ainda conforme o órgão há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.