SÃO LEOPOLDO | Desabamento da Casa do Imigrante escancara “tragédia anunciada”

Foto: divulgação

Da redação | Parte da Casa do Imigrante, localizada na Av. Feitoria, em São Leopoldo, desabou na manhã desta terça-feira (05). O caso ocorreu por volta de 11h.

Ninguém ficou ferido, pois a casa encontrava-se fechada e vazia. A equipe do museu, em conjunto com a Guarda Municipal e pedreiros, foi deslocada ao local para avaliar medidas emergenciais.

A estrutura abrigou os primeiros imigrantes alemães em 1824. Anteriormente, era uma Real Feitoria de Linho Caminho desde 1788. Virou museu em 1984.

Segundo o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, trata-se de uma tragédia anunciada. “Mesmo com projeto de restauro nos parâmetros requeridos e aprovado pelos órgãos competentes, não foi possível captar recursos nem junto ao poder público nem ao privado. Após o desmoronamento, provavelmente será preciso começar do zero e será mais custoso”.

O texto, publicado no Facebook, termina com um questionamento. “Será que a comunidade leopoldense se sensibilizará agora ou deixará a Casa do Imigrante virar escombros?

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!