Foto: Prefeitura de Nova Santa Rita/Divulgação
Da redação | Um morador do bairro Berto Círio, em Nova Santa Rita, encontrou um escorpião amarelo dentro de casa na última quarta-feira (27). O animal é a espécie mais venenosa do país.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) foram até a casa do morador. Do lado de fora, mais um escorpião amarelo foi encontrado. Conforme o veterinário, Alexandre Conrado, que capturou o animal trata-se de dois exemplares do Tityus serrulatus, sendo considerada a primeira ocorrência desse animal no município de Nova Santa Rita.
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), o animal não é nativo do Rio Grande do Sul, mas passou a ser visualizado no Estado desde 2001.
Sintomas
A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada que dura de algumas horas até dois dias. Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, tonturas, espasmos musculares e queda da pressão, suor, palidez, sonolência ou agitação, entre outros. Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca havendo, até, risco de morte.
Em caso de picada de escorpião, a pessoa deve se deslocar, imediatamente, ao serviço de saúde mais próximo.
Para assistência a esses casos, o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT) pode ser acionado tanto por profissionais de saúde que necessitam de orientação sobre sintomas, exames e tratamento, quanto pela população para mais informações. O CIT atende 24 horas pelo telefone 0800 721 3000.
Prevenção
Os escorpiões possuem hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros. Desta forma, a principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.
Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientado que se vede ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não possuem eficácia comprovada contra a espécie. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar um tênis ou sapato, pois o escorpião pode estar escondido nesses locais.
Características
O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) tem por característica as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. Tem comprimento de até 7 centímetros. O veneno é injetado por um ferrão na ponta da cauda. Sua reprodução pode ser por partenogênese, ou seja, a fêmea não precisa do macho para a fecundação, podendo gerar até 20 filhotes por vez.