Foto: Brigada Militar/Divulgação
Da redação | A Prefeitura de Viamão em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil apresentaram na última segunda-feira (15), os índices da criminalidade no primeiro trimestre de 2019.
Os números apontaram uma redução expressiva no comparativo do mesmo trimestre do ano 2018: nos crimes patrimoniais, os roubos de estabelecimento comercial que tiveram queda de 61,22% e residência, 56%. Já crimes contra a vida, como roubo a ônibus a queda foi de 30,64%, roubo a pedestre 22,42%, roubo de veículo 23,20%, e furto a veículo despencou para 28,15%. A taxa de redução de homicídios ficou em torno de 10%.
Segundo o Major Itacir, comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o resultado se deve às ações integradas das polícias e prefeitura. “Hoje, a cidade conta com 50 câmeras de videomonitoramento e até 2020 serão mais de 150”, afirmou.
Zero feminicídio
Desde 2018, Viamão não registra nenhum feminicídio. O trabalho em conjunto da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e da Coordenadoria Municipal da Mulher (CRM), vem garantido esse resultado. A delegada Jeiselaure Rocha de Souza, titular da Deam, ressaltou que foram diversas operações policiais, com dezenas de acusados presos, buscas e cumprimento de medidas protetivas para manter esse índice.