VOCÊ CONCORDA? Governo Federal quer privatizar os Correios

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/

Da redação | A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) entrou na lista de privatização do governo Bolsonaro. O próprio presidente da República já autorizou a operação.

A avaliação no governo é que o modelo de negócio da empresa está ultrapassado e que precisa ser renovada para os novos tempos, especialmente com o crescimento o e-commerce.

Durante a campanha presidencial, o então candidato Jair Bolsonaro chegou a aventar a possibilidade de vender os Correios. Depois de assumir, não quis garantir a inclusão da estatal na lista das empresas a serem privatizadas.

Na avaliação da equipe presidencial, o setor em que atua a Empresa Brasileira de Correios está em processo de total transformação e, para a companhia sobreviver, precisa ser mais competitiva e ter menos amarras. Isso, na avaliação de técnicos, poderá ser feito apenas privatizando os Correios.

Nos últimos anos, a empresa foi envolvida em casos de corrupção, a começar pela primeira denúncia no que ficou chamado de escândalo do mensalão. A empresa entrou na partilha de cargos entre partidos, levando, também, o seu fundo de pensão Postalis a ser alvo de investigações por denúncia de má aplicação de recursos das contribuições dos empregados.

Há cerca de cinco anos, funcionários aposentados pelos Correios passaram a ter desconto de até 25% em seus benefícios como forma de tapar o rompo do fundo de pensão.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!