NOVIDADE EM CANOAS! Pioneiro no RS, município vai inaugurar ambulatório para diagnóstico precoce de autismo

Foto: Vinícius Thromann/ Divulgação

Da redação | Canoas será pioneira no Rio Grande do Sul com a inauguração de um ambulatório de diagnóstico precoce do autismo. A abertura será na próxima segunda-feira (29), no nº 115 da rua Padre Reus, no bairro Mathias Velho.

De acordo com o prefeito Luiz Carlos Busato, a novidade surge para atender uma demanda da rede assistencial.

“Identificar o espectro de maneira precoce é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente. Esse é o nosso objetivo mediante a relevância do cuidado”, explica Busato.

O serviço será integrado à área de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. Estima-se que o Brasil tenha cerca de dois milhões de autistas.

Como funcionará
O fluxo de atendimento iniciará na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente, aquela mais próxima de sua casa. Atualmente, Canoas conta com 27 unidades espalhadas por todos os bairros.

Quando o médico da UBS suspeitar da presença da doença, encaminhará a criança ou adolescente para o ambulatório, situado no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSIJ). No local, o paciente passará por consultas com psiquiatra, neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo e demais profissionais, que farão o diagnóstico final. A família também receberá o apoio psicólogo, assistente social e enfermeiro.

Treinamentos já começaram
As equipes que atuam no CAPSIJ já foram treinadas para realizar o diagnóstico e atendimento aos pacientes. Outros 27 profissionais das Unidades Básicas de Saúde da cidade também passarão por capacitação nos próximos dias.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!