Foto: Isadora Ferreira/Prefeitura de Esteio
Da redação | Um cavalo que não conseguia mais andar foi resgatado na última segunda-feira (29) por servidores do Departamento de Bem-estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) no bairro Jardim Planalto, em Esteio. Ele tinha caído em um buraco e, após a remoção por seus donos e vizinhos, o animal não conseguia mais ficar de pé.
O animal foi levado pela Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) para atendimento veterinário na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Canoas, instituição com a qual a Prefeitura de Esteio é conveniada e realiza, pagando apenas os custos dos medicamentos, consultas.
Após os primeiros cuidados, como oferta de ração e água e verificação das feridas, a equipe deu o diagnóstico parcial de desnutrição e fraqueza, aplicou uma injeção de polivitamínico e ainda realizou fluidoterapia no animal, que reagiu rapidamente aos procedimentos. Dinossauro ficará em observação no Hospital Veterinário da Ulbra até que esteja estabilizado e pronto para alta.
A partir do diagnóstico médico-veterinário, a SMMA avaliará o retorno do cavalo para os proprietários ou a entrega à adoção por uma nova família. Os interessados em adotar cavalos abandonados podem solicitar o acesso ao banco de dados da secretaria através do Departamento de Bem-Estar Animal no telefone (51) 3433-8180.

