ATENÇÃO, SAPUCAIA DO SUL! Três casos de dengue são confirmados em uma única rua

Da redação | Sapucaia do Sul já contabilizou, em 2019, três casos de dengue autóctones, quando adquiridos no município. Todos foram registrados em uma única rua, no bairro Nova Sapucaia. Diante dos episódios, a Prefeitura alerta sobre os cuidados para evitar o mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Para evitar que mais pessoas na cidade contraiam a doença, a equipe da Vigilância em Saúde, junto com os agentes de saúde da ESF João de Barro, realizou ação de bloqueio de transmissão na região onde foram detectados os casos. Já foram feitas duas aplicações de inseticida (fumacê) para eliminação dos mosquitos Aedes aegypti adultos, e vistorias em 307 imóveis, para destruição dos focos do inseto, entre outras ações.

Nas demais regiões da cidade, os agentes de endemias seguem com trabalho diário de visitas domiciliares, com coleta de larvas e orientação da população, além de vistoria de Pontos Estratégicos (PEs), como borracharias, floriculturas e cemitérios.

Como forma de prevenção da Dengue, a secretária de Saúde, Roberta Bazzo, orienta para o uso de repelentes, além de colocação de telas nas janelas. “Também é fundamental evitar os focos dos mosquitos. A população precisa fazer a sua parte, eliminando ou tampando, em seus pátios, recipientes que possam acumular água, como bacias, baldes, pratinhos de plantas, e tratando água das piscinas”, disse. Somente neste ano, foram encontrados 271 focos do Aedes aegypti,  em toda a cidade.

Sintomas

Os sintomas da Dengue são febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dores de cabeça, nos olhos, muscular, e nas articulações; prostração e aparecimento de erupções cutâneas vermelhas.  Quem apresentar estes sintomas deve procurar uma unidade de saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!