ESTEIO | Vereadores pedem explicações sobre fumaça que saiu da Refap de Canoas

Foto: Franciene Teixeira de Freitas/ arquivo pessoal

Da redação | Vereadores da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social da Câmara Municipal de Esteio, se reunirão na próxima terça-feira (14) com o gerente-geral da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), de Canoas, Osvaldo Kawakami, para discutir a emissão de fumaça ocorrida no último domingo (05) na unidade.

Conforme divulgou o Legislativo esteiense, o grupo de trabalho quer explicações sobre a excessiva queima de resíduos, bem como quer esclarecimentos sobre a possibilidade de riscos à saúde da comunidade exposta à fuligem; se existe algum programa de controle de emergência ou de planejamento de contingência e de compensação devido a emissão de poluentes.

A reunião é aberta ao público e ocorre às 15h, na Sala de Comissões da Câmara, que fica na rua 24 de Agosto, 535, 2º andar. A Comissão é integrada pelos vereadores Leo Dahmer (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB).

A Petrobras divulgou uma nota sobre a eliminação de fumaça das duas chaminés na refinaria.

“A Petrobras informa que, por volta de 12h deste domingo (5/5), interrompeu preventivamente a operação de parte das unidades da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) devido à falta de energia e de vapor decorrente do desligamento do seu sistema de caldeiras. O problema já foi resolvido e as unidades já estão sendo colocadas em operação. A parada ocasionou uma maior intensidade na chama da tocha da refinaria, situação normal em caso de paradas preventivas de segurança. O incidente não acarretou danos às pessoas e ao meio ambiente. Não houve impacto na produção”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!