CANOAS | Campus do Instituto Federal deve fechar as portas por falta de verbas

Da redação | O diretor-geral do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, CiĂȘncia e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Mariano Nicolao, tem reunido desde a Ășltima sexta-feira (10) os estudantes para explicar a situação orçamentĂĄria do Instituto. A iniciativa ocorre depois que o governo federal anunciou o contingenciamento de 30% das verbas destinadas para instituiçÔes federais de ensino.

Nicolao ressaltou às turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, nesta terça-feira (14), que a medida impede que o Campus Canoas continue funcionando.

NĂŁo hĂĄ como falar outra coisa para vocĂȘs [estudantes]. A situação Ă© crĂ­tica e, sim, se nĂŁo houver mudança nos planos de contingenciamento, vamos fechar as portas em agosto. VocĂȘs estĂŁo vendo aqui. EstĂĄ bem claro”, explicou.

O fechamento significa que cerca de 950 estudantes dos ensinos Médio e Superior ficarão sem aulas e pelo menos uma dezena de funcionårios terceirizados serão dispensados, mantendo-se apenas a segurança armada.

Em uma apresentação de slides aos alunos do IFRS, ele detalhou que não haverå dinheiro pagar as contas båsicas de manutenção do campus, como ågua, luz, segurança, limpeza, entre outros. De acordo com Nicolao, cortes jå foram feitos, por exemplo, em cursos de capacitação para servidores. Além disso, correm risco de serem paralisados a merenda escolar, que é um item obrigatório aos estudantes do Ensino Médio, e o pagamento de bolsas de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O diretor-geral do Campus Canoas tambĂ©m explicou aos estudantes a diferença entre “corte” e “contingenciamento” de verbas – primeiro retira o recurso definitivamente e o segundo Ă© uma retenção de verba para liberação futura caso o Governo Federal decida que o quanto pode liberar.

O problema Ă© que, se liberarem verba em setembro, por exemplo, nĂŁo teremos como fazer processos licitatĂłrios a tempo. Teremos de devolver o recurso”, contou.

O diretor ainda vai se reunir com outras turmas e pretende agendar um horårio com pais de estudantes menores de idade ou de outros que quiserem participar e solicitar mais informaçÔes. O Processo Seletivo com prova em 2 de junho serå realizado, embora os novos estudantes possam não poder iniciar as aulas.

Nesta quarta-feira, dia 15, as atividades letivas do estarĂŁo suspensas em atendimento Ă s solicitaçÔes unĂąnimes feitas em assembleias de estudantes, professores e tĂ©cnicos administrativos. Uma manifestação pĂșblica estĂĄ programada. Uma caminhada reunindo estudantes, servidores e comunidade deve sair Ă s 13h30 do campus atĂ© o Parque GetĂșlio Vargas (CapĂŁo do Corvo), outro local de concentração, o que deve ocorrer por volta das 14h30. Em seguida, os manifestantes pretendem seguir atĂ© o calçadĂŁo, passando pela prefeitura. O ato pĂșblico no centro de Canoas deve ocorrer a partir das 15h30.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!