13 C
Canoas
16 de julho de 2025

ALVORADA | Bairros apresentam alto risco para epidemia de dengue

Da redação | Entre os dias 14 e 23 de maio, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA), em Alvorada, envolveu o vistoriamento de 4.366 imóveis em todos os bairros da cidade, ocasião em que foram coletadas 405 amostras de larvas do mosquito, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Todos os bairros apresentam índices que indicam alto risco para epidemia das doenças. Salienta-se que 67% dos recipientes onde as larvas foram coletadas são pequenos depósitos, tais como pratos de plantas, latas, potes, etc , que podem facilmente ser removidos ou eliminados pelos moradores.

Desde o início do ano, Alvorada já registrou seis casos autóctones de dengue. Outros 14 casos notificados aguardam resultado do Laboratório Central do Estado. Os casos confirmados ocorreram nos bairros Formosa (3), Americana (2) e Intersul (1).

É importante ficar atento aos sintomas da doença (febre, dor no corpo, manchas vermelhas na pele, náuseas, dor atrás dos olhos) e procurar atendimento médico. Imediatamente o paciente deve começar a usar repelente de insetos e intensificar a hidratação (beber muita água).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS