SAPUCAIA | Prefeitura faz aplicação de inseticida para eliminar Aedes aegypti

Foto: Virgínia do Erre/ Divulgação

Da redação | Agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Sapucaia do Sul estiveram nesta quarta-feira (05) no bairro Nova Sapucaia, loteamento João de Barro, aplicando inseticida (fumacê) para eliminação do mosquito Aedes aegypti. Esta foi a quinta aplicação no bairro, realizada por conta dos oito casos confirmados de dengue autóctone, em moradores daquela região.

O bloqueio de transmissão com aplicação de inseticida foi feito nas ruas Maria Silveira, Américo Vespúcio, Otacílio da Cunha, Estevan Nunes, Dilio Andrioti, Trajano Proença de Abreu e Ludovino Randon. A Prefeitura também intensificou a limpeza na região, com recolhimento de entulhos em terrenos baldios.

Somente nessa quarta-feira, a Secretaria de Serviços e Mobilidade Urbana recolheu oito toneladas de entulhos.  A limpeza foi nas ruas Esmeralda e Minuano, no bairro Pasqualini; rua Rio Grande do Norte, no Camboim; e Gonçalino Lucas, na Lomba da Palmeira.  O serviço seguirá nos próximos dias.

Além da aplicação do inseticida e limpeza, outras ações têm sido realizadas com o objetivo de evitar que mais pessoas adoeçam. Agentes de endemias e agentes de saúde realizaram visitas domiciliares com orientação  e eliminação de criadouros do mosquito. Também foram distribuídos repelentes para a família dos casos suspeitos e confirmados de Dengue.

Alerta e prevenção em toda a cidade

Nas demais regiões da cidade, os agentes de endemias seguem com trabalho diário de visitas domiciliares, com coleta de larvas e orientação da população, além de vistoria de Pontos Estratégicos (PEs), como borracharias, floriculturas e cemitérios. Nesta semana, também está sendo realizado, em toda a cidade, o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti – o LIRAa.  Somente neste ano, já foram encontrados 455 focos de Aedes aegypti na cidade.

A secretária de Saúde, Roberta Bazzo, diz que e Prefeitura está trabalhando para combater o Aedes aegypti, mas que a população precisa fazer a sua parte, mantendo seus pátios limpos. “É preciso evitar os focos dos mosquitos, eliminando ou tampando, em seus pátios, recipientes que possam acumular água, como bacias, baldes, pratinhos de plantas, e tratando água das piscinas”, disse. A secretária também orienta para o uso de repelentes, além de colocação de telas nas janelas.

Denúncias de criadouros de mosquito podem ser feitas pela ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 3451 8053 ou 08006442111 (apenas telefone fixo); ou na Vigilância em Saúde, pelos telefones 34510624 e 34526119. As demandas apresentadas pela população são investigadas pela Vigilância em Saúde.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sapucaia do Sul

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!