CACHOEIRINHA | Radares móveis e cercamento eletrônico são legais; multas não serão anuladas

Foto: Fernando Pianella/Prefeitura de Cachoeirinha

Da redação | Desde 2015, o motorista que trafega por Cachoeirinha, na Região Metropolitana, é fiscalizado através de radares móveis. Em setembro do ano passado, por exemplo, os equipamentos passaram a cercar eletronicamente a cidade, ou seja, carros roubados entram na cidade, mas não saem, porque são interceptados pelos Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal.

Na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito Miki Breier, convocou uma reunião para informar que os equipamentos são legalmente certificados e que passam por uma inspeção anual. Isso, porque surgiram boatos nas redes sociais que infrações registradas pelos radares seriam anuladas por causa de uma possível denuncia de vereadores ao Ministério Público (MP). “Estamos em qualquer lugar para conversar com a população e mostrar a transparências das nossas ações”, afirmou.

Quem também participou da reunião foi o secretário de Segurança e Mobilidade, Joaquim Fortunato. Para o titular da pasta é importante ressaltar que os equipamentos instalados nas principais vias do município incluem educação e segurança. “O cercamento tem tudo. No trânsito, por exemplo, quando você barra um motorista de trafegar em alta velocidade, você impede um acidente”.

Foto: Fernando Pianella/Prefeitura de Cachoeirinha

Redução da criminalidade
Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, mostram que Cachoeirinha tem reduzido o número de veículos furtados. “No ano de 2017 foram 86 furtos de veículo. Em 2018, esse número reduziu para 79 e, em 2019, para 70. Os números mostram que estamos no caminho certo e que as medidas da nossa gestão surtem efeito atendendo ao apelo da nossa população por mais segurança”, aponta o prefeito.

O cercamento eletrônico é um dos fatores que impacta na queda das ocorrências. O sistema monitora todos os veículos que passam pela avenida Flores da Cunha. Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, 67 carros foram recuperados por conta do monitoramento.

Com a ferramenta, é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, por exemplo, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que faz a comunicação com a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, informando os dados da placa e, assim, permite uma rápida abordagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!