CANOAS | Busato é reconhecido como “Amigo dos Animais”

Foto: Vinícius Thormann/ Divulgação

Da redação | O trabalho realizado pelo prefeito Luiz Carlos Busato em benefício dos animais em Canoas tem sido reconhecido também fora da cidade. Na manhã desta terça-feira (25), na Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Busato foi agraciado com o prêmio Prefeito Amigo dos Animais, que faz um reconhecimento aos gestores públicos que praticam ações na defesa dos direitos animais.

O prêmio foi criado por uma proposta da então deputada Regina Becker, hoje secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, e é gerido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia. Para concorrer, o candidato deverá ser apresentado por um parlamentar, no caso, o deputado Dirceu Franciscon. “O prefeito Busato é merecedor desse prêmio pelo grande trabalho em prol do bem-estar dos animais, como a implantação do Programa Canoas Sem Carroças, que hoje é referência para outros municípios, e a reabertura do Centro de Bem-Estar Animal, que dá assistência aos animais resgatados em decorrência de maus-tratos ou de situação de vulnerabilidade”, destaca Franciscon.

Na presença de integrantes da causa animal de Canoas, incluindo a diretora do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), Mari Cancelli, e do coordenador do Canoas Sem Carroças, Alex Szekir, o prefeito destacou todo o empenho da equipe envolvida nas políticas públicas envolvendo os direitos dos animais. “Essa é uma causa que achamos justa e, por isso, juntamos forças ao redor dela. Não é possível hoje, em pleno século XXI, ainda termos animais sendo explorados em trabalhos exaustivos, animais sendo maltratados, vítimas de abandono por seus tutores. Queremos trabalhar para dar dignidade para esses seres que também sentem as dores da falta de cuidado e de carinho”, reforça o prefeito.

Melhorias em Canoas

Um dos motivos que levou o prefeito Busato ao reconhecimento foi a reestruturação do Centro de Bem-Estar Animal de Canoas, que enfrentava desde a falta de medicamentos básicos até a falta de higienização adequada. O CBEA celebrou, em maio de 2019, um ano da sua reabertura total com uma marca de mais de 5 mil atendimentos realizados. Na época como deputada, Regina Becker auxiliou nesse processo, sendo uma referência no Estado na causa animal. Por isso, a secretária evidenciou todo o trabalho realizado pelo prefeito em Canoas. 

“Esse é um momento importante que premia quem tem um olhar solidário e não se intimida no enfrentamento dessa problemática que deve ser vista como saúde pública, educação e respeito à vida. O trabalho estabelecido pelo prefeito Busato em prol do animais em Canoas merece ser reconhecido e aplaudido, ideias que estão servindo de modelos para dezenas de outros municípios”, comenta Regina.

Sobre o Canoas Sem Carroças

Coibir os maus-tratos aos animais é o principal objetivo do Canoas Sem Carroças, programa que completou um ano de criação em abril de 2019. Dentre as ações programadas pela iniciativa, a realização de Blitze de Proteção Animal, que aborda carroceiros e verifica o estado de saúde dos equinos em todos os quadrantes do município, para evitar os maus-tratos.
O programa é planejado para proibir a circulação de carroças conduzidas por cavalos na cidade. Atualmente, os carroceiros já estão proibidos de circular no Centro, e nos bairros Marechal Rondon, Igara, São José e São Luís. Até 2020, a determinação se estenderá a todo o município. No Centro, a alternativa oferecida aos carroceiros é o Bikeco, bicicletas com gaiolas acopladas para armazenar os resíduos coletados.

*Informações da Secretaria das Relações Institucionais e Comunicação de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!