Foto: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas
Da redação | A Prefeitura de Canoas aguarda o resultado do exame que está sendo analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN) para confirmar a causa da morte de uma adolescente de 14 anos. Ela faleceu no último domingo (30) no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) com febre e vômito, sintomas semelhantes ao da meningite.
Por meio de nota, o Executivo Municipal ressaltou que as secretarias de Educação e da Saúde adotaram todas as precauções e encaminhamentos necessários para o diagnóstico da causa da morte. “A análise está sob responsabilidade do Lacen. O órgão competente para a conclusão da causa da morte ainda não emitiu o laudo oficial”.
Acompanhamento
Mesmo sem a confirmação, o secretário de saúde, Fernando Ritter e a equipe de agentes da Vigilância Epidemiológica, estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmão Pedro. O objetivo era adotar medidas preventivas, orientar e tranquilizar a comunidade escolar, já que a vítima era aluna da instituição. Após um dia de luto, as aulas na escola foram retomadas normalmente nesta terça-feira (2).
Por meio de nota, a Secretaria da Saúde, reafirmou que “está acompanhando atentamente a situação e seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde com a responsabilidade e critério que o caso exige. Os postos de saúde e a Vigilância Epidemiológica do Município, através do telefone 3425.7681, estão à disposição da população para orientações, esclarecimentos e atendimento, no caso da manifestação de algum sintoma”.
O caso
A adolescente teve aula no sábado (29) pela manhã. Porém, depois de ter vômitado e estar com febre, à menor foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boqueirão. Liberada, ela retornou para casa, mas horas depois, a família a levou até o HPSC. No hospital, conforme o relato de familiares, a adolescente sofreu uma parada cardio-respiratória. Ela acabou não resistindo e falecendo.
Assim que os resultados forem apresentados pelo Lacen, a Secretaria da Saúde dará divulgação e conhecimento público.

