Foto: Prefeitura de Cachoeirinha/ Divulgação
Da redação | “A queda significativa no percentual de roubos de veículos e de furtos de veículos de 2017 para cá evidencia a eficiência do monitoramento da cidade, que integra as câmeras de vigilância ao longo da avenida Flores da Cunha e principais vias, com os controladores eletrônicos, banco de dados do Governo do Estado e forças de Segurança Pública”. Esta é a avaliação do prefeito Miki Breier ao receber o relatório com os principais índices de criminalidade de Cachoeirinha, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade, de janeiro a maio deste ano.
O sistema, conhecido como Cercamento Eletrônico, é um dos fatores que impacta na queda das ocorrências porque monitora todos os veículos que passam pela avenida Flores da Cunha. Recentemente, duas carretas roubadas foram recuperadas através do sistema.
Com a ferramenta, é possível fotografar a placa de um veículo suspeito e verificar sua situação. Quando ocorre um alerta de carro roubado ou furtado, por exemplo, o sistema de monitoramento emite, imediatamente, uma notificação para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que faz a comunicação com a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, informando os dados da placa e, assim, permite uma rápida abordagem.
Outros índices, que estão relacionados à atuação integrada das forças de Segurança: Guarda Municipal, Guarda Municipal de Trânsito, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, e ao contexto geral da Segurança Pública no país, também tiveram queda, como os números de homicídios, de 25 (em 2017) para 10 (em 2019), e de roubos, de 848 (em 2017), para 632 (em 2019).
Veja alguns comparativos:
Quedas: (2017 a 2019)
latrocínio: – 100%
homicídio: – 60%
abigeato: – 60%
Roubos de veículos: -54,7%
Roubos: – 25,5%
furtos de veículos: – 20,3%
Crimes relacionados a armas e munições: -20%
furtos: -16%
*Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cachoeirinha