CANOAS | MunicĂ­pio criou 100 vagas de emprego em junho, mas segue no vermelho em 2019

Foto: Alex Schneider/ GBC/ Especial

Da redação | Canoas, com seus mais de 340 mil habitantes (IBGE, 2018), obteve crescimento no nĂșmero de empregos formais de carteira assinada em junho. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Governo Federal, o municĂ­pio, que ostenta a fama de ser um dos que mais emprega na regiĂŁo, contabilizou saldo de 100 vagas, sendo 2.624 admissĂ”es e 2.524 demissĂ”es.

O cenĂĄrio Ă© melhor se comparado com maio, quando foram fechadas 136 oportunidades de trabalho. Entre os setores que mais contribuĂ­ram para o cenĂĄrio positivo, estĂŁo a IndĂșstria de Transformação, com 149 vagas, e o setor de Serviços, com 93. Na contramĂŁo, estĂŁo o ComĂ©rcio, com -11, e a Construção Civil, com -35.

No ano, o saldo de Canoas Ă© negativo, com 131 demissĂ”es. Nos Ășltimos doze meses, o saldo Ă© de -1256.

Os nĂșmeros de Canoas

IndĂșstria de Transformação: 149
Serviços: 93
Serviços Industriais de Utilidade PĂșblica: 4
Administração Direta e Autårquica: 0
Extrativa Mineral: 0
Agropecuåria, Extração Vegetal, Caça e Pesca: 0
Construção Civil: -35
Comércio: -111

No Brasil

Em junho, o Brasil gerou mais de 48 mil empregos com carteira assinada. Foram mais de 1 milhão 248 mil contrataçÔes, contra aproximadamente 1 milhão e 199 mil demissÔes em todo o país.

No período de janeiro a junho, foram mais de 408 mil novas vagas formais de trabalho. No período de junho do ano passado até junho deste ano, foram criados cerca 524 mil novos postos formais.

Os setores que mais contrataram em junho deste ano foram serviços, agropecuĂĄria e construção civil. JĂĄ o comĂ©rcio e a IndĂșstria de Transformação demitiram cerca de 14 mil pessoas.

A Ășnica regiĂŁo que demitiu mais que contratou, no mĂȘs passado, foi a regiĂŁo Sul, com aproximadamente 2 mil e 700 desligamentos. O estado do Rio Grande do Sul foi o que mais demitiu, com saldo de -3.812.

Jå a região Sudeste foi a que mais criou postos de trabalho: 31 mil. São Paulo foi o grande destaque com a criação de 18 mil novas vagas com carteira assinada.

O secretårio de trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, afirmou que os saques FGTS deverão ajudar na criação de vagas de emprego.

Houve a criação de mais de 10 mil vagas formais de trabalho intermitente em junho, aquele em que a pessoa exerce suas atividades em dias e horårios alternados. Um total de 417 empregados celebrou mais de um contrato de trabalho.

No mĂȘs passado, ocorreram cerca de 18 mil desligamentos de trabalhadores por acordo entre as partes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!