CANOAS | Reforma que transformará UBS em Clínica de Saúde da Família deve terminar em novembro

Foto: Arquivo/ Vinicius Thormann/ Prefeitura de Canoas

Da redação* | Foi assinada na manhã desta segunda-feira (29) a Ordem de Início de Serviço para a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Caic, localizada no bairro Guajuviras. A obra estrutural, reivindicação da comunidade, será maior do que o esperado: a UBS será transformada em mais uma Clínica de Saúde da Família, com mais equipes para atender a população da região. A obra deve iniciar já nos próximos dias, e deve ser entregue pronta em até quatro meses. 

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirma que o atendimento será ampliado. “A missão da empresa que tocará a obra é fazer com que ela seja entregue até o início de novembro. É uma ação estratégica transformar essa UBS em Clínica de Saúde da Família, pois iremos ampliar a qualidade da nossa saúde. Teremos mais médicos, horário estendido, e uma melhor atenção à localidade”, completa o prefeito.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, lembra que a transferência da unidade para outro ponto durante esse período de obras é necessária, mas que a população não ficará desassistida. “Precisávamos transferir o atendimento para outros locais dentro da região, mas é provisório. Pedimos a compreensão da população, pois é uma obra importante para o bairro e para Canoas como um todo. Será a terceira maior unidade de Canoas”, confirma o secretário.

A UBS Caic tem cerca de 570 m², e, após a reforma, terá nove consultórios médicos e três consultórios odontológicos, além da readequação da estrutura física. O investimento total da obra é de R$ 334 mil, sendo que R$ 297,7 mil são de recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Lasier Martins. A assinatura da Ordem de Início de Serviço contou também com a presença do engenheiro Rogério Martins, representante da Construtora CSM, responsável pela reforma da unidade, e do vereador Juares Hoy, representando a Câmara Municipal.

O que são Clínicas de Saúde da Família?

São unidades de saúde que irão integrar pronto-atendimento e atenção básica. O paciente poderá ir à unidade quando sentir dores, febres ou fazer tratamento para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Quais tratamentos as Clínicas irão oferecer?

As Clínicas de Saúde da Família reunirão diversos tipos de atendimentos em um único lugar. Além disso, em comparação com a UBS, o atendimento será estendido. Hoje, as Unidades Básicas fecham às 17h. Como Clínicas de Saúde da Família, os pontos ficarão abertos até as 22h. Serão cinco horas a mais, de segunda-feira a sexta-feira, para o cidadão cuidar da saúde.

O que a população irá ganhar? 

Mais serviços, mais especialidades médicas e a possibilidade de fazer, em um só lugar, diversos tipos de atendimento. A Clínica de Saúde da Família é mais que uma UPA e mais que uma UBS. É a união das duas unidades para prestar atendimento integral ao cidadão.

Quais serviços as Clínicas de Saúde da Família irão oferecer?

Consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogo, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas.

Que profissionais irão trabalhar nas Clínicas?

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal.

*Informações da Secretaria das Relações Institucionais e Comunicação de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!