ESTEIO | Agentes da Guarda Municipal já estão armados pela cidade

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | A Prefeitura de Esteio entregou na manhã desta sexta-feira (9) o porte de arma para 45 agentes da Guarda Municipal. Com a permissão inserida em suas carteiras funcionais, eles já podem portar as pistolas na rua durante o horário de serviço.

Para estarem habilitados ao porte, os agentes tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. A autorização para a emissão dos portes foi divulgada no Diário Oficial da União no último dia 22 de julho.

O comandante da GM, Carlos Rafael da Rocha Leivas Miró, também recebeu o documento. Para ele, os agentes armados, vão ajudar no atendimento das ocorrências que antes só poderiam ser concluídas com o apoio da Brigada Militar e Polícia Civil. “Com a arma, não precisaremos deixar um atendimento pela metade. Além disso, a população vai poder nos acionar mais”, comentou.

O comandante da GM recebeu o documento de porte de arma das mãos do prefeito Leonardo Pascoal (Foto: Jaime Zanatta/GBC)

As armas que os guardas municipais utilizarão foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. Serão, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380. A aquisição dos equipamentos e de munição foi resultado de um investimento de R$ 107 mil. Até agora, as armas eram utilizadas dentro da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e nos treinamentos realizados pelos agentes.

Durante a solenidade, o prefeito Leonardo Pascoal, ressaltou que armar a GM era uma promessa que integrava as 246 que foram feitas por ele durante a campanha. O chefe do Executivo Municipal também reforçou que a cidade está registrando queda no número de crimes. “Com essas armas, os agentes continuaram o trabalho de qualidade que eles já vem fazendo. Se necessário, não deixem de usar a arma para garantir a segurança”, pontuou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!