ESTEIO | Fiscalização apreende 27 pássaros mantidos de forma irregular

Foto: Ingrid Kasper/ Divulgação

Da redação* | O canto dos pássaros encanta aqueles que apreciam a sinfonia da natureza, mas manter aves em cativeiro de forma irregular é crime. Na manhã desta quinta-feira (29), uma ação conjunta envolvendo a Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) e a Polícia Civil apreendeu 27 pássaros em residências do Bairro Três Marias, além de averiguar denúncias no Parque Primavera.

As denúncias anônimas levaram os fiscais a localizarem espécies presas em gaiolas, muitas vezes de tamanho desproporcional aos animais, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Os pássaros foram levados até a SMMA, onde será feita uma avaliação das condições das aves. Os técnicos da Secretaria vão verificar se é possível a soltura em um local natural adequado, levando em consideração o tempo que cada pássaro permaneceu em cativeiro. Os animais que não puderem ser soltos serão transferidos para a unidade do Ibama em Porto Alegre.

Foram apreendidos sete cardeais, oito canários da terra, dois curiós, dois coleirinhos, um sargento, três trinca-ferro, três azulões e um saí-azul. Além disso, foram apreendidas 23 gaiolas e oito arapucas. A SMMA vai calcular, ainda, o valor das multas, pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil por ave.

O coordenador de Políticas Ambientais da SMMA, Samuel Vargas, ressalta que a criação irregular de animais silvestres é crime previsto nas leis 9.605 (Art. 29) e 6.514 (Art. 24). Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria da Prefeitura de Esteio (0800-541-0400).

*Informações da Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!