ALVORADA | Estado confirma instalação de escola cívico-militar no município

Foto: Lucas Nogare Peres/ Seduc

Da redação | Duas escolas da rede estadual de ensino serão contempladas pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares lançado pelo Ministério da Educação (Mec). A decisão inclui os municípios de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e Caxias do Sul, na Serra. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nesta quinta-feira (19).

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

As instituições que receberão o projeto piloto ainda precisam ser definidas por consulta pública. Em comunicado distribuído nessa quinta-feira, o secretário estadual da Educação, Faisal Karam destacou que a prioridade do governo são os municípios que integram o programa RS Seguro. “Também consideramos importante contemplar escolas localizadas em zonas de vulnerabilidade social”, explicou Karam.

O autor do Projeto de Lei (PL) que cria as escolas em solo gaúcho é o deputado estadual tenente-coronel Zucco (PSL). O parlamentar afirmou que, em visita a Brasília (DF), o Ministério da Educação confirmou que o seu projeto servirá de modelo para todo o país.

Como critérios, o Mec exige que as instituições escolhidas pelos estados tenham de 500 a 1 mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou o ensino médio. O formato piloto já deve começar em 2020, e prevê investimento de cerca de R$ 1 milhão por escola.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!