Foto: Vinicius Thormann/ Divulgação

Da redação* | Neste 20 de setembro, mais um tradicional desfile tomou as ruas de Canoas para celebrar o Dia do Gaúcho. Com trajeto que começava na avenida das Canoas em direção ao Parque Eduardo Gomes, a atração era um dos momentos mais aguardados da 27ª Semana Farroupilha de Canoas.

De acordo com o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas Gaúchas (AETC), Juliano Furquim, mais de mil cavalarianos participaram do desfile, representando 43 entidades o desfile campeiro. Já o desfile temático contou com a apresentação de 17 entidades. “Hoje tivemos uma participação recorde para a cidade. E podemos encerrar a chama na Semana Farroupilha, mas nos nossos corações ela com certeza nunca se apaga”, disse.  

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, participou do momento solene do desfile ao lado da vice-prefeita, Gisele Uequed, e parabenizou os cavalarianos que percorreram os quilômetros do trajeto até o parque. “O incentivo para a cultura e para as tradições, ensinando valores para as famílias e para as crianças, é um dos melhores caminhos na educação”, ressaltou o prefeito Luiz Carlos Busato.

Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo (SMCT), Mauri Grando, o momento era de satisfação e alegria. “Com muita humildade, digo que estou aprendendo cada dia mais nesse convívio em Canoas, onde o tradicionalismo é vigente todos os dias do ano, especialmente nos piquetes do Parque Eduardo Gomes. Assim, a nossa tradição e a nossa cultura só crescem”, enfatizou.

Shows e rodeio

O ato encerramento da Semana Farroupilha de Canoas, com a extinção da chama crioula, acontece à meia-noite desta sexta-feira. Mas a programação no Parque Eduardo Gomes segue até domingo (22). Idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), com apoio da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e da 12ª Região Tradicionalista, inclui ainda o 16º Rodeio Internacional de Canoas, que acontece no sábado (21), e a realização de shows no Palco Lonão. A entrada é gratuita.

*Informações da Prefeitura de Canoas