FISCALIZAÇÃO | Mais de 12 mil infrações foram aplicadas no feriadão Farroupilha

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | A Operação Viagem Segura do feriado Farroupilha encerrou-se à meia-noite do domingo (22) com fiscalização de 20.908 veículos por agentes da Brigada Militar e seu Comando Rodoviário (CRBM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Juntos, os órgãos registraram 12.314 infrações. Desde a zero hora da quinta-feira (19), foram recolhidos 622 veículos e 268 carteiras de habilitação irregulares.

No mesmo período, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 233 acidentes nos quatro dias de operação, que resultaram em 182 feridos e nove mortos no local, o que representa uma média de 2,25 mortes por dia. No ano passado ocorreram 21 mortes em cinco dias, ou seja, 4,2 por dia em média, em decorrência de acidentes de trânsito. O levantamento contabiliza aqui o acompanhamento das vítimas até 30 dias após a ocorrência. Entre os anos de 2007 a 2018, o feriado farroupilha teve, em média, 6,24 mortes por dia.

Os órgãos de fiscalização aplicaram 5.225 testes de etilômetro, e autuaram 88 condutores por embriaguez, dos quais 18, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias. Outros 188 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro.

Todos esses 276 condutores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir contra o infrator.

*Com informações do Governo do Estado

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!