Foto: Vinícius Thormann

Da redação | Foi lançado na manhã desta segunda-feira (30) o edital de concorrência pública para a contratação da empresa que realizará a obra de asfaltamento de um novo lote de vias. O investimento total em benfeitorias é superior a R$ 45 milhões. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, assinou o edital. Segundo ele, o recurso será utilizado para dar andamento em obras por toda a cidade. “Vamos usar este dinheiro de forma muito mais democrática. Estamos mostrando assim que é possível beneficiar todos os bairros”, avaliou.

Ainda durante o ato, o presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Mossini, elogiou o empenho dos servidores da Prefeitura no projeto. “Este projeto feito pela Prefeitura e executado pelo departamento de engenharia é de grande importância para nossa cidade, e cada pessoa envolvida nele está de parabéns”, disse.

O Secretário de Obras, Dariu Etchichury, lembrou que, com este movimento, Canoas trabalha de forma eficaz para melhorar um ponto que afeta todas as grandes cidades. “Todos os centros metropolitanos do país enfrentam problemas com a questão da mobilidade urbana. O que este governo está fazendo é melhorar, de forma eficiente, em um ponto que outros municípios ainda não encontraram soluções”, avaliou.

Ao todo, serão 90 quilômetros de vias com asfalto renovado na cidade. O projeto ainda contempla a criação de 40 quilômetros de ciclovias e a recuperação total do Terminal de ônibus do Mathias Velho, por onde circulam cerca de 30 mil pessoas por dia.

O projeto

As obras da revitalização asfáltica de Canoas já recuperaram dois trechos da Avenida Santos Ferreira, o viaduto que liga as avenidas Rio Grande do Sul e Boqueirão, a rua Mauá, no bairro Rio Branco, e algumas das principais vias do Mathias Velho.

Dentre as futuras obras do projeto, estão previstos os asfaltamentos de trechos das Avenidas Boqueirão, 17 de Abril (no bairro Guajuviras), e Rio Grande do Sul (no bairro Mathias Velho).

*Com informações da Prefeitura de Canoas