CANOAS | Campanha de Vacinação contra o sarampo inicia segunda-feira

Da redação* | A próxima segunda-feira (7) vai marcar o início da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Em Canoas, as doses serão oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde e, neste ano, vão ser aplicadas em duas etapas. De 7 a 25 de outubro devem ser imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos. Entre 18 e 30 de novembro é a vez de jovens de 20 a 29 anos de idade.

Dentro do período oficial de imunização, em 19 de outubro, ocorrerá ainda o Dia D de Vacinação, voltado ao público-alvo infantil. Para os adultos, o Dia D ocorre em 30 de novembro. Nestes dois sábados, todas as UBSs e Clínicas de Saúde da Família estarão funcionando para oferecer a vacina.

Dose de intensificação às crianças

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação aos 12 meses (tríplice viral) e aos 15 meses (tetra viral). Portanto, as crianças menores de um ano que receberem a dose de intensificação, durante a Campanha Nacional de Vacinação, precisam ser imunizadas novamente ao alcançarem a idade prevista no calendário.

Sobre a doença

O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É considerada grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de outros que não foram vacinados.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Rio Grande do Sul a incidência foi de casos isolados. Entretanto, somente em 2019, foram confirmados 5.346 casos da doença no Brasil, mais de 97% deles no estado de São Paulo. Deste modo, a campanha se torna estratégica para interromper a circulação do vírus no país.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!