CANOAS | Cirurgia inédita, não oferecida no SUS, será realizada sem custos no Gracinha

Foto: Divulgação

Da redação | A equipe de Urologia do hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Canoas, realizará neste sábado (5) uma cirurgia renal utilizando pela primeira vez um ureteroscópio flexível digital de uso único. O procedimento é inédito na casa de saúde, e não é oferecido pelo SUS.

Porém, uma parceria com a Jomhédica, empresa especializada em tecnologia e equipamentos médicos, permitirá que a cirurgia seja realizada pelo SUS e sem custo algum para o paciente.

Segundo o cirurgião-chefe Luciano Zuffo, “o valor desse tipo de cirurgia pode chegar a R$ 15 mil, e tem sido normalmente realizada em pacientes particulares, conveniados ou com plano de saúde, mas infelizmente não pelo SUS”.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

O cirurgião explica que o equipamento oferece melhor visualização e maior precisão e alcance. Evita lesões, e por ser descartável, diminui também a probabilidade de infecção.

A cirurgia permitirá a retirada de cálculo renal em um paciente jovem, mas que tem apenas um rim, o que testifica o uso do ureteroscópio digital por razões de extrema precisão e segurança.

A equipe coordenada pelo cirurgião-chefe conta com 8 médicos e 6 residentes e atua há 6 anos no Gracinha, realizando uma média mensal de 200 cirurgias e 600 consultas pelo SUS.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!