Foto: Jaime Zanatta/ GBC
Da redação | A Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) reinaugurou na tarde desta terça-feira (15) as galerias E e F da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) 2. O local estava interditado desde março do ano passado após um incêndio causado por presos.
Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284
Conforme antecipado por Agência GBC em setembro, a reabertura do local reativará 260 vagas no sistema prisional gaúcho. Porém, dessas 160 já foram ocupadas, o que, conforme a Susepe, reduz o problema do déficit de vagas e, consequentemente, diminui a superlotação das delegacias.
Durante a solenidade de reinauguração, foi ressaltado que os presos na Pecan II participam de projetos de ressocialização. “Precisamos tirar a ociosidade do preso. Para isso, vamos colocar os apenados para estudar e trabalhar”, comentou o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon.
“Nossa penitenciária aqui é exemplo. Bento Gonçalves, que já foi inaugurada, segue esse mesmo exemplo e Sapucaia também vai seguir”, afirmou o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga.
Para a reforma do local, o Poder Judiciário investiu R$ 160 mil. Ao todo, o Complexo Penitenciário de Canoas possui quatro casas prisionais.