ESTEIO | Secretaria de Obras recolhe quase 60 toneladas de lixo na BR-116

Foto: Adriano Rosa da Rocha

Da redação* | Uma vez por mĂȘs, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos faz um trabalho de limpeza da margem da BR-116, na altura da Vila Pedreira, no sentido Porto Alegre/Serra. Na manhĂŁ desta sexta-feira (25), a SMOSU realizou a intervenção programada para o mĂȘs de outubro.

Na ação, foram recolhidos quatro caminhÔes de lixos e entulhos, num total de 56 toneladas, que serão enviados ao aterro sanitårio de Gravataí. O Município vai ter um custo de R$ 5,7 mil para dar um destino adequado para o material.

Duas retroescavadeiras e trĂȘs caminhĂ”es foram utilizados na limpeza, alĂ©m de oito servidores da SMOSU. Para realizar o trabalho, foi bloqueada a pista direita da rodovia num trecho de cerca de 250 metros.

Descartar resĂ­duos em ĂĄreas pĂșblicas ou terrenos baldios particulares Ă© crime e pode gerar multa. No caso de flagrantes de pessoas depositando material em ĂĄrea irregular, a denĂșncia pode ser feita para a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) pelo DisquEsteio (0800-541-0400) ou pelo telefone da Guarda Municipal (153).

Use os ecopontos e ecolegais
Restos de obras, madeiras, podas de årvores, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e todos os reciclåveis (metais, vidros, plåsticos, papéis e eletrÎnicos, entre outros) podem ser descartados, de graça, no Ecoponto do Bairro Olímpica, localizado na Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro (aberto de segunda a såbado, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h). Restos de construção civil, podas de årvore e madeiras também podem ser descartados no Ecoponto do Novo Esteio, que fica na Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco (de segunda-feira a såbado, das 8h15min às 11h e das 13h às 18h45min.

AlĂ©m disso, hĂĄ ainda os ecolegais, contĂȘineres com capacidade de 7 mÂł colocados em 13 pontos da cidade (veja abaixo), abertos 24 horas por dia.

Mas nem tudo pode ser despejado nestes locais, assim como hå um limite de materiais descartados também. Nenhum dos locais deve ser utilizado para despejo de lixo doméstico, o qual é recolhido pelos caminhÔes tanto da coleta normal, quanto da coleta seletiva. Animais mortos também não podem ser jogados nesses espaços.

Somente pessoas fĂ­sicas podem utilizar os serviços, restrito a 1 mÂł por pessoa por mĂȘs (para comparação, Ă© o volume equivalente a uma caixa d’ĂĄgua de 1 mil litros). No caso de empresas, de materiais que nĂŁo sĂŁo aceitos no Ecoponto ou no Ecolegal, ou para medidas maiores a 1 mÂł, serĂĄ necessĂĄrio fazer o descarte adequado de seus resĂ­duos atravĂ©s de outros meios, contratando serviços particulares com, por exemplo, tele-entulho.

Ecopontos
Bairro OlĂ­mpica
Onde: Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro
Atendimento: De segunda a sĂĄbado, das 8h Ă s 11h30min e das 13h Ă s 17h
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de årvores (galhos), madeiras, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e reciclåveis (metais, vidros, plåsticos, papéis e eletrÎnicos, entre outros)

Novo Esteio
Onde: Rua Monteiro Lobato, prĂłximo Ă  esquina com a Av. Rio Branco
Atendimento: De segunda-feira a sĂĄbado, das 8h15min Ă s 11h e das 13h Ă s 18h45min
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de årvores (galhos) e madeiras

Ecolegais
* Canteiro central da Avenida JoĂŁo Frainer, em frente ao nĂșmero 1131 (prĂłximo Ă  esquina com a Avenida Garcia Lorca) – Santo InĂĄcio – Novo
* Rua David Canabarro (na esquina com a Rua AlvĂ­cio Nienow) – SĂŁo JosĂ© – Novo
* Rua Santa Rita de CĂĄssia (na bifurcação com a Rua Luiz Pasteur) – Bairro TamandarĂ© – Novo
* Rua Bento Gonçalves, ao lado da Transportadora Gabiju – SĂŁo SebastiĂŁo
* Rua Bento Gonçalves, 1138 – SĂŁo SebastiĂŁo
* Rua dos LĂ­rios (rotula) – Loteamento Por do Sol / SĂŁo SebastiĂŁo
* Rua Lourenço Rabaioli (campo) – SĂŁo JosĂ©
* Rua SĂŁo Borja (final da rua) – SĂŁo JosĂ©
* Canteiro central da Avenida JoĂŁo Frainer, 103 – OlĂ­mpica
* Rua Dalva de Oliveira, S/NÂș – Parque Primavera
* Esquina da Rua Cristo Rei com a Avenida Santo InĂĄcio de Loiola – Bairro Santo InĂĄcio
* Campo do Jardim das Figueiras – Bairro TrĂȘs Marias
* Esquina das ruas Teodomiro Porto da Fonseca com Érico VerĂ­ssimo – Bairro SĂŁo SebastiĂŁo

*Com informaçÔes da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!